Nobres,
  concordo com o fato do PDF nao permitir a re-edicao do documento,
mas nao seria essa a ideia do ministerio?
  O unicode eh "legal", mas tente abrir um arquivo texto unicode em
um sistema sem suporte, vai ser um tanto de ÃÈ pra todo lado... -- por
exemplo, o Debian Sarge, por padrao usava o ISO8859-1 e o Etch UTF-8,
abra o arquivo texto de um no outro, os acentos ou somem, ou viram os
ÃÈ...
 Novamente, o html tb tem seus problemas, pois o navegador pode
tratar uma tag de forma diferente de outro (nem todos seguem o w3)
 Uma forma de resolver esse problema seria diponibilizar os textos
alem do formato PDF (ou PS ou DVI)  em TEX, isso permitiria ao
interessados modifica-lo, utilizando para isso uma ferramenta bem
"bacana" (latex) e ao nao interessados haveria a versao "ja pronta"...

Abracos,

On 9/14/06, Charles Pilger <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On 9/14/06, Ricardo Carlini Sperandio <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>   Acho que o pessoal do software livre as vezes eh "extremamente
> extremista" (!), como definimos em nossa roda de amigos na faculdade,
> estes sao os xiitas...
>  Qual o problema de se usar o PDF alem dele ser um formato proprietario?

Ok, vamos lá: para começar PDF, da mesma forma que o PostScript, um
formato de editoração. Ele foi originalmente criado para o transporte
de matrizes de edição, não para leitura. A preocupação principal do
formato PDF é que o leitor veja o texto da mesma forma que foi pensado
pelo diagramador. Não há preocupação em como o leitor quer ver o
texto, mas sim em como o criador quer mostrar ele. Tanto é assim que
até hoje o leitor oficial do formato PDF, o Acrobat Reader, não dá ao
usuário opções simples como mudar fonte do texto (há uma diferença
cognitiva considerável na leitura em papel e em vídeo de textos com ou
sem serifas) ou mudar o tamanho da fonte ou a largura dos parágrafos
(vai tentar ler um PDF num Palm e você entenderá o que eu quero
dizer).

Sim, há alternativas, mas elas não passam de gambiaras.

> Qual outro formato de arquivo apresenta a vantagem de ser
> independente do sistema?

Text plain.

> Ninguem comentou aqui, mas pelo que eu sei o mesmo PDF abre da mesma
> forma seja no SCO Unix, BeOS, GNU/Linux, FreeBSD, Windows... ou no
> kpdf, xpdf, gv... Os demais citados dependem do SO, um txt pra MAC
> eh(era?) diferente do para DOS que eh direfente do UNIX... Um
> RTF/DOC/Open Office depende das fontes instaladas no computador, um
> html pode ser interpretado de diferentes maneiras por diferentes
> navegadores...

É para isso que existe o Unicode.

> Acho que deveriamos nos preocupar mais com as decisoes referentes a
> implementacoes de novas tecnologias, principalmente com as decisoes
> vindas do ministerio regido por um mineiro do pmdb...

Olha, quero lembrar que o site DominioPublico.gov.br é mantido pelo
Ministério da Educação...

[]'s
Charles - [EMAIL PROTECTED]
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN [EMAIL PROTECTED]

Ricardo Carlini Sperandio
Analista/Consultor Linux
Connectcom - GISUT / CEF
GEDEL: Grupo Especializado em Desenvolvimento Linux
DCC/UFMG - Algum período

O homem que nunca cometeu um erro nunca fará nenhuma outra coisa.