Eu entendi a visão do autor. Apenas discordo da solução proposta.

Primeiro porque eu penso que um PC atual na verdade evoluiu muito pouco em relação a época do Apple II. Todos os mesmos elementos principais estão lá, no final das contas o que temos hoje de diferernte é apenas muito mais poder de processamento bruto e a miniaturização de componentes.

E veja que apenas isso já é o suficiente para usarmos interfaces gráficas visualmente exuberantes e para o processamento de sinais de forma eficiente.

Mas a maneira como operamos o computador continua praticamente igual.

Verdadeiras inovações como processadores de múltiplos núcleos, interfaces ricas com o usuário e linguagens de programação de muito alto nível estão apenas começando a ser utilizadas e esse finalmente parece ser o caminho viável para uma real evolução do bom e velho PC.

Agora aguardamos o surgimento de alguma forma moderna, eficiente e onipresente de ferramenta para o ensino de programação para crianças. E mesmo nessa área supeito que já existam alguns bons candidatos a espera apenas de um certo toque especial.

Nada de BASIC, e quem falou em (sic) JAVA?

Uma boa pedida está no uso de software livre e mais exatamente em uma linguagem chamada Python. Ela apresenta características que a colocam como fortíssima candidata: dentre outras coisas é multiplataforma e sua sintaxe é simples.

Portanto, morte ao BASIC, à velha BIOS do PC, à interface gráfica 2D e a todas essas quinquilharias do passado. Vamos dar boas vindas ao novo.

Abraço,

ASF