De onde tiraram esse "...sem fins comerciais" na definição de software uitlizada neste anúncio?

Abraço,

ASF

On 9/18/06, Telecentros inclusão digital <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Serviço
Serviços de interesse para o terceiro setor.    Fonte: rits

Livre, aberto e democrático

A Associação para o Progresso das Comunicações (APC) está lançando um prêmio para estimular iniciativas que promovam o uso e a disseminação de software livre – programas de computador que podem ser usados, copiados, modificados e distribuídos sem fins comerciais. A premiação será concedida a pessoas ou entidades cujo trabalho ajude a ampliar o acesso de usuários comuns de computadores a essa tecnologia. O Prêmio Chris Nicol 2007 recebeu esse nome para homenagear um ativista da APC ligado à defesa dos chamados FOSS – sigla em inglês para Software de Fonte Livre e Aberta.
Para concorrer ao prêmio de US$ 4 mil, as iniciativas devem obedecer a alguns princípios: utilizar softwares livres, aumentar a acessibilidade a eles ou o conhecimento acerca deles, ter uma metodologia documentada, de forma que outros usuários possam aprender e reproduzir o modelo e, por fim, demonstrar de que forma o projeto aumentou o número de pessoas usando softwares livres no dia-a-dia.
De acordo com o coordenador do prêmio, Karel Novotny, o software livre ainda tem um papel marginal entre os aplicativos usados mais habitualmente. "As pessoas não confiam em alguma coisa que não é comum ou que suspeitam ser experimental. Para um usuário comum de computador, escrever um texto significa simplesmente clicar no ícone do Microsoft Word, correio eletrônico é sinônimo de Outlook e internet significa clicar no pequeno ícone azul com a letra 'E'", diz.
Novotny explica que a maioria das pessoas prefere pagar pelo software ou usar cópias piratas, em vez de usar aplicativos de código aberto que não são tão amplamente utilizados. "Nesse cenário conservador, é difícil promover a tecnologia FOSS, não importando o quão boa possa ser. Uma das maneiras de aumentar o acesso é, portanto, mostrar que um usuário comum de Windows não precisa de conhecimento adicional para começar a usar aplicativos de software livre, tais como o Thunderbird [gerenciador de correio eletrônico] e o Firefox [programa de navegação na internet]", afirma Novotny.
O coordenador do prêmio chama a atenção para a necessidade de mostrar a real importância de usar os programas de fonte aberta. Segundo ele, não se trata apenas de convencer o usuário de como o software livre pode suprir suas necessidades particulares. "Fazer a tecnologia FOSS ser mais acessível não é importante porque é melhor. É importante porque dá ao usuário muitas possibilidades de usar as tecnologias da informação e da comunicação mais efetivamente, o que é melhor do que não ter essa escolha", avalia.
Qualquer entidade ou pessoa pode se inscrever no prêmio até o dia 30 de março de 2007, diretamente em www.apc.org.br/english/chrisnicol. Iniciativas de pequena escala também são encorajadas a participar. "Qualquer organização, grupo ou indivíduo de qualquer parte do mundo pode participar. Nós deixamos intencionalmente esse critério em aberto, porque não fazia sentido discriminar quem é elegível ou publicamente reconhecido para disseminar a tecnologia FOSS", diz Novotny.


Jesulino Alves
Telecentros Comunitários área 2 São Paulo
Implementador
(11)8271-6476 São Paulo-SP.

Todo Monopólio é nocivo a sociedade, por isso sou a favor do Software livre. Precisamos transformar a tecnologia a ciência e a inteligência em produtos,serviços e soluções para o desenvolvimento do Brasil e consequentemente geração de trabalho e renda, implantando polos regionais de desenvolvimento junto com capacitação técnica dos nossos jovens. Acho que isso só é possível com liberdade de criar,produzir e compartilhar conhecimento sem ter que remeter bilhões para enriquecer ainda mais o primeiro mundo. Aí começa a autonomia tecnológica e econômica do país com melhor distribuição de renda e acesso as tecnologias da comunicação,informação e produção de conteúdo.

(Jesulinux)Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo - Brasil


O Yahoo! está de cara nova. Venha conferir!


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil



_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a