De Lucca,
De ingênua, neste terremo, não tenho nada, vai daí muitas das minhas escolhas e formas de implementá-las, que muitas vezes, possa parecer tudo menos o que é de fato, ou seja ter músculos rijos para inverter a equação q vc mostra abaixo.
Nada fácil, mas bem posssível e estimulante na montagem de estratégias, movimentos táticos, etc, mormente instigante em termos de concretizações
Gostaria de conhecer o tal prof, estou com ele, desde sempre, e não abro.
Aprendi bem cedo que não há lugar na vida, sobretudo no que tange à política do bem comum, pra ingenuidades, espaços vazios, falta de disciplina ou de fortalecimento da vontade,falta de  vigilância ou de metas bem claras, objetivos, sonhos e auto-estima.
Bjs,
Ada

On 9/19/06, José Eduardo De Lucca <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Marcelo D'Elia Branco wrote:em possível

>Penso eu, que a estratégia da MS nao é chegar ou se aproximar dos
>valores sociais e ao novo modêlo de negócios do software livre, mas
>fazer com que o movimento software livre fique cada vez mais parecido
>com os valores e o modêlo da MS. Isso significa, pra mim, que é uma
>estratégia para derrotar ou neutralizar nosso movimento e nao de
>contribuir com ele.

Certa vez (não faz muito tempo) um professor de Política científica e
tecnológica da Unicamp me disse, em uma conversa sobre licenças de
software e do aparecimento de empresas do porte da IBM e Novell no
cenário de software livre: "É, não tem jeito, cedo ou tarde, o grande
capital consegue encontrar uma forma de se apropriar de tudo." Ele se
referia, óbvio, à dinâmica do software livre e, em especial, à
inteligência da comunidade. E eu pensava: "Nahhh, desta vez vai ser
diferente... O espírito do software livre prevalecerá." Ingênuo...

O grande capital está mais preparado para incorporar e re-moldar tudo do
que qualquer movimento social. Quando o movimento torna-se
economicamente significativo, o grande capital pega suas armas para
incorporar tudo o que lhe é conveniente, e esfacelar o que não é. Suas
armas são marketing e poder econômico.

Todo o que nós fazemos é aberto e compartilhado. Ora, a idéia é que
"qualquer um" se apropria do que precisa ou do que quer e pode sair
fazendo negócio. Em "qualquer um" também se lê grandes conglomerados e,
como todos sabemos, eles são muito mais aptos a "dizer" que fazem
melhores negócios do que outros "qualquer um"...
Então, no finzinho das contas, pode-se imaginar que todo o software
livre beneficia à comunidade (um pouco) e a sociedade (um pouco) e o
grande capital (um muito).

De Lucca