Trechos que quero destacar:

"O mandado de segurança destaca que, apesar de não oferecer qualquer
tipo de vantagem técnica e mesmo sem embasamento em processo
licitatório, o Windows é exigido como requisito para rodar o software
de prestação de contas", diz o release. "Além do alto preço do pacote
Windows, algo em torno de R$ 800,00, que pode impossibilitar a
prestação de contas por candidatos de baixa renda, é apontado o
favorecimento indevido a uma companhia privada, a Microsoft,
caracterizado através da divulgação de sua marca associada a um
software desenvolvido por um órgão público e da obrigatória aquisição
de sua licença."

Até aqui tudo bem... Realmente está sendo feita propaganda da MS com
isso... mas logo abaixo, no texto...

"...Como exemplo, Valente cita o programa de declaração de imposto de
renda desenvolvido em Java e que pode ser executado em praticamente
qualquer plataforma."

:-(

Java não é proprietária? Não é da Sun? Ou porque é de graça, então pode?

Parece-me que o argumento utilizado em defesa é falho... um exemplo
triste. Poderia citar outros softwares como Gimp, feito em GTK e que
tem versão para windows, ou FWBuilder, feito em QT e disponível para
todos os sistemas livres, Mac OS X e Windows. Na esfera pública, há
muitos outros disponibilizados que são multiplataforma. Enfim... Minha
única tristeza é ele ter citado como exemplo Java, pois parece que
fica orientado a que se use Java na esfera pública, para ter-se
software multiplataforma, como se fosse a única opção possível.