Olá Ricardo,

Eu realmente tenho algumas dúvidas com relação às urnas eletrônicas e a questão da segurança e interferência do celular. Fui convocada para trabalhar como secretária numa zona eleitoral aqui de Brasília. No treinamento pelo TRE foi nos orientado que pedíssemos para os eleitores deixarem o celular na mesa para não haver interferência eletrônica na urna. Eu e os demais mesários sempre orientávamos os eleitores para deixarem os celulares na mesa e pegarem depois de votar. Claro que o que ocorreu faz parte da participação política, mas um dos fiscais tentou de tudo impugnar a nossa sessão e o juiz teve que aparecer no local três vezes para interferir no processo. Era só este fiscal que estava increncando e no final, quando saiu o resultado que o candidato dele havia perdido na sessão novamente tentou impugnar a sessão alegando uso de celular no momento da votação e brecha na segurança da urna. O juiz acabou dando voto ao nosso favor (secretario e presidente e mesários), pois sempre pedíamos para deixar o celular na mesa antes de votar e os outros fiscais dos demais partidos também atuaram a nosso favor. Eu fui hiper cuidadosa e acho que o trabalho dos fiscais é justamente para evitar fraudes e um processo mais democrático de participação política, mas a questão é um pouco complexa e vai as vezes além das questões técnicas. Enfim, trabalhei de forma atenta e só saí mais tarde da noite depois que fomos liberados pelo juiz que decidiu ao nosso favor junto com o depoimento dos fiscais de outros partidos que não constataram nenhuma irregularidade na nossa sessão.

Um abraço,
Ana Maria Moraes.

"Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Posso dar um palpite pessimista?

O maior problema das urnas não é o software de aplicação, o Windows CE
por baixo dele (ainda usam VirtuOS?) ou autenticação biométrica.

O problema é o TSE ser o executor e fiscal do processo. Enquanto isso
acontecer, nem todo o software-livre do universo vai tornar esse
processo à prova de fraudes ou aberto a auditorias independentes.

O meu medo é conseguirmos a migração e abertura de todo o código das
urnas e, ainda assim, pela estrutura do processo, ele ser fraudável
facilmente. Aí sim teremos um problema de imagem: temos SL nas urnas e
temos as fraudes que os proponentes do SL disseram que iam erradicar.

É possível dizer meias-verdades para conseguir um objetivo, mas não dá
pra fazer isso pra sempre.

Ada Lemos wrote:
> TSE estuda trocar Windows CE por Linux em urnas eletrônicasO diretor
> geral do TSE, Athayde Fontoura, admitiu a possibilidade em entrevista
> publicada pelo jornal Washington Post.
> Por IDG Now!
> 02 de outubro de 2006 - 16h43
>

> O Brasil está considerando substituir o Windows CE, da Microsoft, pelo
> Linux nas urnas eletrônicas, disse Athayde Fontoura, diretor geral do
> Tribunal Superior Eleitoral, em entrevista para o jornal
> norte-americano Washington Post.
>
> "Estamos estudando a possibilidade de usar um programa de código
> [...]

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!