Nelson Ferraz escreveu:

> Pois é...
>
> Alguém já pensou em quais seriam as exigências de segurança para uma
> urna eletrônica?
>
> Talvez pudéssemos fazer um checklist, cuja simples conferência poderia
> sinalizar a (in)segurança do processo.
>
> A segurança de um sistema pode ser dividida em três aspectos distintos:
> confidencialidade, integridade e disponibilidade.
>
> (A confidencialidade refere-se à capacidade de manter informações em
> segredo, ...

Eu diria que confiabilidade, neste caso, é algo mais amplo, referente à
capacidade do sistema processar informações conforme esperado pelos
interesses potencialmente conflitantes envolvidos. Quando esses
interesses são mais de dois, -- situação óbvia no processo eleitoral,
com pelo menos dois candidatos e eleitores -- o conceito deixa de ser
equivalente a capacidade de manter sigilo, e passa ser, devido ao risco
de conluio, equivalente a algum equilíbrio entre sigilo e transparência
(veja análise em
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/u-e-auditoria.html)