Uma idéia que acabou de me ocorrer seria mais de um órgão independente fazer a contagem dos votos a partir dos dados nas urnas. Se houvesse diferença, eles seriam recontados e a diferença investigada até encontrarem uma explicação convincente. Podemos imaginar uma dezena de regras para evitar que um grupo possa ter contato com o outro.

Agora, a idéia do bloco de policarbonato reforçado envolto em uma capa de carboneto de tungstênio ia fazer das urnas maquinas muito divertidas de de fabricar. Meu lado engenheiro fica salivando com a idéia.

Pedro A.D.Rezende wrote:
Eu diria que confiabilidade, neste caso, é algo mais amplo, referente à
capacidade do sistema processar informações conforme esperado pelos
interesses potencialmente conflitantes envolvidos. Quando esses
interesses são mais de dois, -- situação óbvia no processo eleitoral,
com pelo menos dois candidatos e eleitores -- o conceito deixa de ser
equivalente a capacidade de manter sigilo, e passa ser, devido ao risco
de conluio, equivalente a algum equilíbrio entre sigilo e transparência