Ufa escreveu:
Oi Gabriel.
Não sei se você lembra, ou era interessado na época, mas ficou muito claro
(pelo menos para mim) que índices econômicos não diminuem a desigualdade
social.
Na verdade o PSDB, como outros pensadores/partidos neoliberais, acreditam
que uma melhora na economia diminui o abismo entre pobres e ricos. Isso caiu
por terra depois de 8 anos de governo FHC, onde esse abismo na verdade se
alargou.

Índices como PIB, PNB mostram uma riqueza absoluta, mas não mostra como está
distribuida essa riqueza, e isso é mais importante para a população mais
carente.

Pra dizer o mesmo citando um carinha conhecido por aqui:

   <<<
[...] De fato, eu tenho certaza de que a maioria de vocês ouviu falar da falácia de se tentar julgar o interesse do público pela soma das rendas de todos. Se os trabalhadores americanos perdessem $1 bilhão e Bill Gates ganhasse $2 bilhões, os americanos estariam melhor no final? Isto seria bom para os EUA? Se você prestar atenção apenas ao total, pode parecer bom. Entretanto, este exemplo mostra que o total é o modo errado de julgar as coisas porque Bill Gates na verdade não necessita outros $2 bilhões, mas a perda de $1 bilhão por pessoas que não tem muito com o que começar de novo seria dolorosa. Bem, em uma discussão sobre qualquer uma dessas ameaças ao comércio, quando você ouvir falarem sobre os investimentos neste país ou naquele país, o que eles estão fazendo, em cada país, é somar as rendas de todos. Então é na verdade uma desculpa para se aplicar a mesma falácia para que você ignore a distribuição de renda em cada país e se a ameaça está tornando a distribuição mais desigual, como ela fez nos EUA.

http://www.gnu.org/philosophy/copyright-and-globalization.pt.html

--
Hudson Lacerda http://br.geocities.com/hfmlacerda/

microabc -- free software for microtonal music
http://br.geocities.com/hfmlacerda/abc/microabc-about.html

*NÃO DEIXE SEU VOTO SUMIR! http://www.votoseguro.org/
*Apóie o Manifesto:        http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
--