Cristiano Gutierrez wrote:
Realmente vai ser um grande desafio para mim. Inicialmente, já identifiquei alguns problemas: 1- Usuário Mediano/Avançado que tem aversão a software livre. Esse aqui é um real problema. São alguns colegas de trabalho que simplesmente são preguiçosos a procurar algo na barra de ferramentas, ou na barra de menu. eu sei que 99,99% do que se faz no MS-Office é feito pelo Br-Office.
2- Usuário Final, não treinado, e acostumado com a ferramenta proprietária.

Cristiano,

Não se esqueça de avaliar *como* o Office é utilizado.

Em muitos casos um documento pode se tornar desnecessário -- por exemplo, se você puder substitui-lo por um formulário padrão na intranet. (Aliás, esta é uma boa oportunidade para introduzir um wiki.)

Em outros casos, podem ser criados templates de documentos -- neste caso você pode até mesmo enviá-los para o concurso de templates do OpenOffice.org:

http://documentation.openoffice.org/contests/template_clipart_2006/announce.html

O mais importante é perceber a necessidade (e a oportunidade!) de melhorar os processos internos, ao invés de simplesmente trocar uma ferramenta por outra.

Com isso, as chances de sucesso são muito maiores.

[]s

Nelson

--
Nelson Corrêa de Toledo Ferraz

Segula Technologies (www.segula.fr)
Free Software Foundation Associate Member #3203
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital