Hup!

Em Thu, 12 Oct 2006 13:42:48 -0300
Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> "Gnuzilla is the GNU version of the Mozilla suite, and IceWeasel is
> the GNU version of the Firefox browser. Its main advantage is an
> ethical one: it is entirely free software. While the source code
> from the Mozilla project is free software, the binaries that they
> release include additional non-free software. Also, they distribute
> non-free software as plug-ins. (IceWeasel does keep the triple
> licensing used by Firefox to facilitate the reuse of code.)"

Então, depois fui olhar lá; acho que o que você colou já esclarece
tudo, junto com o que o Oliva disse. A idéia não é fazer um fork
propriamente dito, como você pode ver, mas ter uma 'distribuição' de
firefox que não inclua software proprietário e nem o branding
"trademarkeado".

> Bom, vc sabe a qual proeminente Debian Developer q frequenta esta
> lista eu estava me referindo, né? ;-)

Na verdade, não, mas não imaginei que fosse eu anyway =).

> De fato, eu lembro de vc ter alertado sobre diversas questões
> relativas ao Firefox e ter colocado um selo "use epiphany" ou algo
> assim no seu site. :-)

Exatamente =).

> Eu acho q ele entende a questão (o Steven J. Vaughan-Nichols não é
> exatamente um mané no mundo FLOSS), mas o pto de vista dele é mais
> de "produto", com um viés "open source", do q propriamente de alguém
> preocupado com a questão filosófica por trás do SL.

Eu não conheço ele pelo nome; ele pode não ser um mané, mas o artigo
dele é completamente misguiding e desinformado.

> produto mais completo e o foco dos esforços de desenvolvimento, mas
> me parece q isso, por definição, é incompatível com a própria
> natureza do SL, já q um dos atrativos do modelo é "coçar a sua
> coceira particular". Algo a elaborar mais posteriormente . . .

Acho que muito pelo contrário. Tem muita gente fazendo coisas que não
são exatamente para que ele próprio use. Eu mesmo faço um pouco disso o
tempo todo.

E aposto que a Free Software Foundation não está bancando o
desenvolvimento de plugins de flash e "java" livre (além do iceweasel)
porque eles precisam desesperadamente sanar alguma coceira deles
próprios.

> não o fiz . . . ;-) ). Agora, dos usuários de IE q migraram, acredito
> q boa parte dos q eu conheço se deixaram levar justamente pela
> "marketing strategy" da Mozilla Foundation.

Você tem de lembrar que o objetivo de muita gente não é ter o maior
número de usuário, mas garantir a maior liberdade. =)

See you,

--
  Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
http://www.debian.org/ | http://kov.eti.br/