Ana,

É sempre bom saber notícias suas, sobretudo qd envolve felicidade.
Qt ao Dennis,sei que ele vai considerar que aqui nesta lista há conflitos, e não poristo devemos sair dela.Já tive o meu tempo de não querer mais estar aqui, entrementes se tem dificuldades de entendimentos,às vezes, com agressões alem dos linites, existem por outro lado, uma bordoada de situações e pessoas maravilhosas que muito nos ensinam e constroem
Sair não é mais a minha.e o exercício da democracia aqui é o q há.Nosso processo de aprendizado e empoderamento, mesmo sendo MULHERES, pelo q vi das suas palavras, é muito diferente.Nem poristo deixamos de rumar para um mesmo porto seguro que é o da EDUCAÇÃO, e que só através dela podemos ter as inclusões que tanto faz=se necessário e é justo.
Tb aprendo muito com Pedro e Omar, mesmo porque eles cuidam de ítens que valorizo tremendamente, mas acho que nos integramos bem e fazemos boas trocas de aprendizado, porquanto ensinamos uns aos outros e aprendemos uns com os outros.
Dennis tem tb me ensinado e acho maravilhoso ele estar engajado na defesa da ecologia, o SL tem tb  tem de se pautar por um ecossistema.
Fiquei super feliz de ter ido a Ouro Preto passar umas horas, que foram maravilhosas e de grande qualidade, no EMSOL.Tudo isto vai somando e em rede alem do nível pessoal, qts benefícios não traz!!!
Por outro lado, fiquei super triste porque não consegui estar no Fátima, onde vc Ana deve ter palestrado A rigor tinha de palestrar, mas.. não deu.De resto pensei:: Se não consegui estar no Fátima e a Ana foi, é como se eu estivesse ido porque ela terá interagido por lá de maneira muito boa pra todos e para o evento em si e seus objetivos.Senti que o meu espaço e o que se esperava de mim por lá, vc tendo estado, fez tb e muito bem, a minha parte, mesmo que não tenha falado coisas q falaria e faria.Enfim, por lá teve uma MULHER de preparo e AMOR a interagir bem
A vida é assim, nem sempre podemos e temos, damos conta de tudo.
Mesmo com todas as imperfeições possíveis e passíveis, pois somos HUMANOS,
Cada um de nós faz falta e muita neste mundo do SL
Não podemos ou devamos nos debandar, precisamos estar é reunidos
Beijos,
Ada

On 10/14/06, Ana Maria m < [EMAIL PROTECTED]> wrote:
Olá,

Quando eu li esta mensagem eu confesso que eu fiquei triste com a saída do colega mesmo sem o conhecer direito. Mas ele falou de educação, e isso me tocou. Eu as vezes, me sinto um pouco peixe fora dágua por ter uma formação diferente da maioria - sou psicóloga e educadora. Mas como foi falado de educação, isso me remeteu ao meu processo de aprendizagem dos conteúdos desta debatidos nesta lista e por isso quero compartilhar algo que realmente me deixou feliz hoje. Pode parecer besteira, mas eu uso o Ubuntu e o Open Office de forma intuitiva e não sou uma usuária avançada de software livre. Acho tranquilo o uso e uso na intuição e nunca fiz curso para isso.

 Há tempos que eu percebi que o caminho mais natural para a maioria do pessoal desta lista é aprendendo a usar o software livre começando pelo uso da ferramenta, mudar de distro sempre que surge uma novidade. Acho isso muito rico e admiro quem aprende assim. Mas eu confesso que sempre quando eu me deparo com um novo software eu tenho lá as minhas dificuldades, resistência e não tenho muito o estilo fuçador ou auto-didata no uso do software livre o que não é bom na área de tecnologia. As vezes, eu preciso é da ajuda de alguém do lado que sabe mais para resolver um problema para depois fuçar mais e ter mais domínio da ferramenta e o povo do PSL DF me ajuda muito neste sentido.

Confesso que meu caminho foi diferente. O primeiro aprendizado foi de entender os termos técnicos do software livre para conseguir entender e acompanhar as conversas da lista. Foi muito difícil no início e tive que recorrer muito a Wikipedia (levando mais tempo para ler as mensagens) E ao invés de me dedicar a ferramenta, eu fui para o caminho que para mim era o mais fácil e natural, que era entender a base de filosofia da ciência do software livre e ir atrás de relatórios técnicos do governo, política pública e etc. Enfim, levei um certo tempo para descobrir os principais autores e as obras clássicas da área de engenharia da computação / software livre. Eu por exemplo, não entendia conceitos com kernel, diferentes distros e etc.

Estudei mais a parte epistemologica do que a ferramenta e agora quero me dedicar mais ao aprimoramento do uso da ferramenta. Mas aprendi muito nesta lista, tanto que hoje eu me sinto muito a vontade e tranquila para dar palestras sobre software livre associado com a inclusão digital. E as pessoas que mais me ajudaram nesta parte epistemológica, foram o Dr. Pedro Rezende e do Omar Kaminsky. Sou muito grata aos dois. Com as referências que eles me davam, eu descobrindo mais referências e estudando mais. novos sites e livros/ teses em pdf.

 Ontem, fuçando na máquina consegui a façanha  de desconfigurar completamente o Ubuntu no meu PC. Mas resolvi tentar resolver o bug e depois de horas quebrando a cabeça reconfigurá-lo sozinha e sem ter que ligar para um membro do PSL DF que sempre reconfigurava a minha máquina quando eu fazia estas façanhas. Sei lá fiquei feliz de resolver este bug sozinha e a sensação que eu tive foi a de empoderamento (um conceito da educação que fala da sensação que ocorre quando você consegue desenvolver uma tarefa/ fazer algo que você nunca havia conseguido antes na vida), algo que para outros é normal e banal no dia a dia, mas para mim não era.

 Enfim, eu sei que é banal para uns, mas  hoje eu estou feliz pra caramba de ter resolvido esta pane no computador sozinha. Foi mais fácil do que eu pensava. Bem, ganhei o dia e gostaria de compartilhar este sentimento de alegria com todos. Só fico um pouco triste quando alguém sai da lista, mas é uma opção pessoal e espero que o Denis fique em paz e encontre o seu caminho no movimento do software livre, assim como encontrei o meu.

Saudações livres,
Ana Maria Moraes.
http://br.geocities.com/bibliotecamicromundos
"Dennis S. Faria" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Agradeço aqueles que me ajudaram de que qualquer forma em meu
engrandecimento pessoal e aqueles que outra forma também o fizeram.
Portanto, esta é a última mensagem nesta lista. É só fazer um who, pois
não me acharam mais lá!

Inté,
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a