Ricardo L. A. Banffy escreveu:
[...]
BTW, o papelão dos votos de 82, se bem me lembro (eu era um pré-adolescente naquela época, mas já era ligado em computadores - tinha um Apple II) foi baseada em votos de papel e acontecia durante a totalização. A lição não foi amarga: ele ganhou.
[...]

A totalização daquelas eleições foi, pela primeira vez, informatizada. Naquela época, ainda havia apuração manual dos votos -- e fiscalização da apuração de cada urna --, documentada nos chamados mapas de urna. Foram esses mapas de urna que permitiram a descoberta da fraude (totalizações paralelas indicavam vitória de Brizola, ao contrário do que era divulgado no Plim-Plim).

Hoje em dia, não há mais fiscalização da apuração, pois o processo é totalmente informatizado, e cabe apenas confiar no software da urna (que emite o agora chamado boletim de urna). É isso que P. H. Amorim quer dizer: não há como fiscalizar ou conferir a apuração (de cada urna), e não há como recontar votos (pois não têm contra-prova física). Há como refazer a totalização, com base nos boletins de urna, mas não há como saber se esses boletins são corretos ou não. Além do mais, houve neste ano duas investidas (TSE e TRE-SP) contra o direito legal de os partidos obterem cópias dos boletins de urna -- boletins que possibilitam auditoria estatística da totalização.

A propósito, não me lembro de Brizola falar ``cadê o papelzinho?''.
Do que me lembro era ele exclamando ``Tem que ter papilim!''

http://plogdopaulohenrique.zip.net/arch2004-11-14_2004-11-20.html
http://br.geocities.com/hfmlacerda/softwarelivre/voto-e.html
http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/

PS.: O Ministro Marco Aurélio disse que o TSE considera a possibilidade de usar [GNU/]Linux nas urnas eletrônicas. Será mesmo? E será que haverá transparência, ou se trata apenas de mais uma estratégia de propaganda (como ocorreu com o ``Relatório UNICAMP'')?

Rafael Evangelista wrote:

A urna eletrônica no Brasil é um convite à fraude. Depende da vontade do
programador. Não tem a contra-prova física do voto do eleitor. Brizola
aprendeu a amarga lição de 82 e passou resto da vida a se perguntar:
“Cadê o papelzinho ?”, que permite a recontagem do voto ?

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/394501-395000/394778/394778_1.html

--
Hudson Lacerda http://br.geocities.com/hfmlacerda/

microabc -- free software for microtonal music
http://br.geocities.com/hfmlacerda/abc/microabc-about.html

*NÃO DEIXE SEU VOTO SUMIR! http://www.votoseguro.org/
*Apóie o Manifesto:        http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
--