Olival,

Em Ter, 2006-10-17 às 22:01 -0300, Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:
> Sobre isso, dêem uma olhada aqui: http://www.businessreviewonline.com/
> os/archives/2006/07/where_in_the_wo.html

> O q eu me pergunto é se os países com gde concentração de empresas
> fornecedoras de FLOSS têm alguma legislação *específica* para
> incentivar este tipo de negócio ou se há somente uma legislação
> genérica em termos de favorecer o empreendedorismo (vcs sabem,
> crédito fácil, burocracia ágil, etc).

Eu nao conheço nenhum país com esse tipo de legislaçao para favorecer o
SL. Pode ser que tenha algo na Venezuela...senao, nao tem mesmo.
Mas existem algumas regioes Espanholas (Extremadura e Andalucia) e em
outras do mundo que incluem e dao preferência ou até exclusividade ao
uso de SL em decretos do governo...já com resultados positivos no tecido
produtivo de SL.
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060912121042

E nao há nenhuma regiao ou País com grande concentraçao de empresas de
FLOSS... em todo mundo isso é ainda muito incipiente...é um "novo"
modèlo de negócios pra todos e nao só pra nós brasileiros.
Com a política do nosso governo nacional e de algumas prefeituras e
Estados brasileiros, creio que estamos "testando" o novo modêlo num
ritmo até mais avançado do que na maioria dos países
desenvolvidos...somos uma especie de referència também nesta área
privada...

Aqui na Catalunya, por exemplo, que é a regiao mais rica e a mais
desenvolvida em TICS na Espanha, há pocas empresas especializadas em
SL...a maioria sao pequenas e nao conseguem nem vencer a barreira das
exigências legais dos editais do governo. Entao empresas de software
privativo vencem os concursos públicos e depois tentam achar-recontratar
gente especializada pra prazer o trabalho. Na minha opiniao, as empresas
brasileiras tem mais expertise e sao mais competentes em SL do que as
empresas daqui.

abraços

Marcelo