Bom... Eu estou escrevendo esse e-mail em um programa escrito em C++ e C, que roda debaixo de um X escrito em, suponho, C sobre um kernel escrito em C (com um pouquinho de assembly), sobre um processador Athlon-alguma-coisa que, no fundo, é um 8086 melhorado (em que parte das instruções é implementada em microcódigo, o que é ir um pouco longe demais na explicação).

Explica melhor exatamente do que você precisa. Eu sinto cheiro de computadores embarcados e existem muitas soluções mais interessantes que o x86 nesse espaço, de PIC a FPGA.

Boa a dica do "Programming from the Ground Up Book", aliás.

Ezequias Rodrigues da Rocha wrote:
Há como implementar aplicações que rodem em processadores 8086 ou do
tipo sem ser via assembler ?