Oi Ricardo,

Em Qua, 2006-10-18 às 10:51 -0300, Ricardo L. A. Banffy escreveu:
> Tenho que discordar, Marcelo. Pelo mapa, há um claro adensamento na
> costa leste dos EUA e, fechando um pouco o zoom na califórnia, um
> aglomerado de bandeirinhas próximas ao Vale do Silício.

Ok, mas lá estao também as empresas de TI mais importantes...um
adensamento de empresas de tecnologia privativa e livre, mas nao refleti
uma virada no modêlo de negócios.
 ¿Tu constatou algum indício que isso está acontecendo nos EUA ?
(eu nao conheço a realidade deste país e gostaria de saber)

...isso é, uma migraçao gradativa do modêlo antigo pré-internet, modêlo
industrial clássico dos negócios das empresas de TI para o "novo" modêlo
de negócios de TI proporcionado pela "sociedade em rede", clusters de
produçao, trabalho compartilhado e conhecimento livre...software
livre...

caso tu tenhas dados isso me interessa muito...eu agradeço...

> Mas o mapa não me parece completo (noto a conspícua ausência de
> bandeirinhas na Alemanha).

essas bandeirinhas estao em algum lugar público...como tu enxerga isso..

> Ainda que desenvolvedores individuais possam estar espalhados mais
> uniformemente ao redor do globo - e as grandes concentrações de empresas
> devem "secar" alguns lugares - é visível que as empresas especializadas
> em FLOSS não parecem se distribuir muito diferentemente das empresas de
> TI "tradicional".

ok, isso significa que poucas regioes do planeta conseguiram inverter a
lógica...
Vejo essa mudança em dados do tecido produtivo de TI em Extremadura,
Andaluzia e até no Estado do RS-Brasil (conforme a pesquisa
softex-unicamp-MC&T)...regioes que começaram inverter a lógica depois de
assumirem políticas públicas, com participaçao do setor privado,
voltadas ao software livre.

abraços

marcelo branco