Oi..
Bah! 97% dos recursos do word... Esse aí que merece um prêmio...
hehehe... Diz pra ele que no Suse, o OpenOffice já roda os scripts
feitos em VB script, 100% compatível.
Ele nem usa isso .. por exemplo ..
Tive que ficar quieto o dia que ele me mostrou como marcar
uma coluna de texto.. no word.. e por ai vai..

Até onde eu sabia, o IronPythin e o Ruby.NET, além do perl.net,
entre outros, não foram produzidos pela M$ e sim por universidades,
já o FlexWiki e o Wix eu não conheço. Também não sei sobre qual
licença esses softwares estão disponibilizados, mas Shared Source
não é software livre.
O IronPython foi desenvolvido pelo mesmo cara que desenvolveu
o Jython.. ele queria provar quer o .NET era uma porcaria
para liguagens dinamicas .. parece que ele foi  supreendido..
E o negocio ficou tão bom que a MS contratou ele para terminar o projeto..

O Ruby.NET esta sendo todo financiado pela MS e o pessoal do
Mono esta ajudando  a fazer funcionar ele no linux com a ajuda
do pessoa da Microsoft..

O flexWiki é um wiki escrito pela microsoft em C# esta no sourceforge..
O Wix é o novo sistema de instalador do windows que é opensource
esta no sourceforge..

No novo paint do Windows Vista (Paint.NET) tambem é opensource ..
foi inclusive integrado no svn do mono .. esta disponivel ja
e é desenvolvido pela universidade de Berkley todo em .NET com C#
e ja esta rodando no mono.

Bom e por ai.. vai .. tem outros exemplos..