Oi, Lucas

Acredito q entendi o q vc quis dizer. A minha questão é q muitos vêem o movimento SL como algo voltado para "liberdade" em um sentido "amplo", qdo, na verdade, eu diria q o termo é utilizado aqui em um sentido mais "restrito". Qdo vc citou como "dogma"  a "liberdade de escolha", só quis destacar q não necessariamente essa é uma bandeira do SL. Por explo, vc jamais verá o pessoal da FSF defendendo a "liberdade de escolher" fechar o código-fonte de nenhum projeto.

Vc deve ter acompanhado por aqui, como usuário de Ubuntu, toda aquela discussão sobre esta distribuição ser ou não ser efetivamente livre, uma vez q incluiria código proprietário de alguns drivers, cedendo um pouco no lado da "liberdade" em termos de SL, mas garantindo maior "comodidade" aos usuários leigos. Enfim, nem sempre as coisas são tão simples qto parecem à primeira vista (eita clichê!!!). :-)

Obviamente, essa discussão pode muito bem "desandar" pro lado em q cada um define sua concepção própria e muito particular do q é "liberdade", mas acho q a msg já está clara o suficiente para evitarmos aquelas threads intermináveis . . . :-)

[ ]s,

Olival Jr.