Ada, resumindo um pouco as minhas idéias de fomentação do software
livre, acho que o legal seria:

- patrocinar desenvolvedores de aplicações específicas
(desenvolvimento e tradução do Open/BR Office, p/ ex.) que sejam
benéficas para o Brasil;
- incentivar o desenvolvimento em oficinas bem técnicas, que poderiam
ser dadas em qualquer laboratório, preferidamente em telecentros;
- focar mais em inclusão digital para "evangelizar" as pessoas, indo
desde cursos básicos até cursos específicos;
- beneficiar empresas que usem software livre diminuindo seus impostos;
- mostrar para as pessoas que não existe somente Linux, GNOME/KDE e Open Office.

Quanto ao hardware, leis de incentivo só vão mesmo vingar quando boa
parte dele estiver sendo construído aqui mesmo no Brasil e tiver seu
preço mais barateado, para que seja economicamente inviável comprar em
lugares cuja origem do mesmo não possa ser verificada.

Este assunto de "o que falta no SL" pode ser bem estendido, e muitas
opniões divergentes surgem. Muita gente sempre diz que achou a "mina
de ouro", a estratégia final para acabar de vez com o software
proprietário, e isso e aquilo. E eu também caí na armadilha de dizer o
que penso aqui querendo, ingenuamente, ser levado a sério.

Sinceramente, muito pode ser feito para incentivar o software livre,
muitas frentes podem ser tomadas, etc. Mas o que realmente vai vencer
serão as pequenas ações, aqui e ali, melhorando uma coisa de cada vez,
focando sempre na superioridade técnica e maior liberdade do SL, como
nos exemplos:

- "uso SL porque é mais leve; meu computador não rodaria tão bem se
fosse instalado com o Sistema XYZ";
- "uso SL porque não pego vírus nem spywares";
- "uso SL porque posso abrir o código-fonte, mudar o que preciso e
adaptá-lo às minhas necessidades";
- "uso SL porque é grátis";
- "uso SL porque posso copiá-lo para os meus amigos sem ser processado
por isso";
etc.

--
Eduardo Costa Lisboa