Re: Re: [PSL-Brasil] Maior comunidade dedicada ao Linux no Orkut é roubada!

Lí todos os posts sobre esse assunto sem me manifestar... o que ví foi MAIS
UMA VEZ FOI A DEMONSTRAÇÃO DO ELITISMO ARRAIGADO(E DISSIMULADO) DENTRO DA
CULTURA LIVRE , o Orkut é um local de difusão da informação com alto poder
de "infiltração social" , não é a toa que muitas empresas já vão
vasculhar o perfil lá de alguém antes de contratar essa pessoa.

Lista de discução "boa" são aquelas onde vc posta e os membros apenas te
respondem "procura no google" na maior "boa" vontade , "disseminando o
conhecimento e difundindo a informação" ... ELITISMO isso sim é bom! Melhor
ainda ... todo mundo só pode postar em binário e tem que fazer a LPI II para
poder postar em listas de T.I , fazendo perguntas . Ai sim fica beleza.

Principalmente se vc seguir o que eu chamo de demonstração pública de
egocentrismo hacker ( http://www.istf.com.br/?page=perguntas ) e olha que eu
não tenha nada contra o Eric Raymond(Não que não haja necessidade de uma boa
formulação das perguntas , educação ao postar , ou alguma pesquisa MAS TUDO
TEM LIMITE E EU VOU DEMONSTRAR A SEGUIR)

Antes de perguntar

Antes de fazer uma pergunta por email, em um newsgroup ou em um fórum na web,
faça o seguinte:

  1.

     Tente achar uma reposta pesquisando na Web.
  2.

     Tente achar uma reposta lendo o manual.
  3.

     Tente achar uma reposta lendo o FAQ.
  4.

     Tente achar uma reposta por tentativa e erro.
  5.

     Tente achar uma reposta perguntando a um amigo experiente.
  6.

     Se você é programador, tente achar uma reposta lendo o código-fonte.

ESSE TIPO DE COISA LINK ANTERIOR  NÃO FUNCIONA COM BRASILEIROS , NÓS SOMOS UM
POVO SOCIAL(pelo menos a maioria de nós é)!

Para a GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS É MUITO MAIS COMUM :

[...]

     Tente achar uma reposta lendo o manual.(ESSA DE LONGE É A ÚLTIMA)

*Exemplo 6 é um caso específico e não se aplica a grande parte das pessoas ,
apenas a quem é da área.

TODO MUNDO FAZ ISSO! Vc já leu o manual do seu carro(claro que agora vai ter
trocentos aqui que vão dizer que sim só pra me contrariar) ? Vc foi pesquisar
no Google como funciona o câmbio do seu carro antes de mudar as marchas de
forma correta para preservar a vida útil da peça ? vc lê o manual de como
afiar suas facas corretamente para maior duração ? quando vc compra um carro
novo , vc presta atenção no que o fabricante recomenda ou vai sentando ,
ligando e saindo da loja ?  99% DAS PESSOAS NÃO! Isso é cultural e não vai
mudar nem em mais 500 anos.

E quando dá problema ? o que vc faz ? ... pergunta pros amigos "um mecânico de
confiança bom e barato que resolva o problema" ... depois que o mecânico
resolve o problema ... vc não pede "umas dicas pra não dar mais problema" ,
"dicas" que muito provavelmente não serão seguidas...

Isso é simplesmente o NORMAL. Hoje em dia eu ANTES de comprar um equipamento
leio sobre ele na net , quando o troço chega eu leio o manual ... mas isso
não pode ser generalizado para toda a sociedade de forma alguma já que  :

Apenas 14% - 16% da população Brasileira tem acesso a internet (dados de
internetworldstats e cgi.br) ... como cobrar de uma população que em sua
grande maioria não conhece uma coisa ... um comportamento que seja condizente
com aquilo... e mesmo que conheça aquilo simplesmente pode não ser a
prioridade da pessoa na vida da pessoa (SIM PESSOAS TEM VIDA FORA DO
COMPUTADOR) , o velho "funcionando é o que interessa o jeito não me importa"

Desses 14% - 16% quantos % tiveram uma escolaridade "decente"?  num país onde o
ensino de filosofia , matemática , lógica (as 3 intimamente ligdas) , além de
sociologia(que passou a ser obrigatória só esse ano no ensino médio!) e artes
, não se pode cobrar um comportamento nórdico ... a realidade é outra ... os
hábitos são outros , mas o exercício da TOLERÂNCIA AINDA É PARCO.

Apostar na mediocridade ? NÃO! exercitar a tolerância , tendo sempre em mente
as desigualdades sociais existentes e tentando , mesmo que como "formiguinha"
mudar a realidade. Isso é sua função ? não , claro que não ... mas é
necessário.

Nesse sentido o ORKUT é ótimo , ele quebra as pernas do elitismo e massifica a
informação , UM ESPAÇO ONDE TODOS SÃO IGUAIS E TEM "A MESMA FORÇA"
diferente da organização social "normal" onde vc tem uma lista hierarquizada
com "caciques" adoram ter o poder em suas mãos.

Tem porcaria no orkut ? claro que tem ... o orkut é um reflexo da sociedade ...
O QUE SE VÊ DE BLAH BLAH BLAH PLAGIADO NA CARA DURA DENTRO DAS UNIVERSIDADES
MUITAS VEZES COMPETEM COM O ORKUT ... O MEIO E O LOCAL DE DIVULGAÇÃO SÃO
IRRELEVANTES!

O que importa é que impacto positivo aquela informação pode ter na vida de
alguém ou de uma sociedade ... o meio , a forma , o local ... irrelevantes.

Talvez boa mesmo sejam as revistas veja , época , istoé , CARTAMAIOR(agora vou
ser fuzilado) ... pois essas sim "falam a verdade , são imparciais , éticas e
o conjunto de editores filtra todas as bobagens delas não ???" ai sim temos
uma fonte de informação confiável ...

Para mim "a sensibilidade social" é mais importante sempre ...

Quoting [EMAIL PROTECTED]:

enviar inscrições da lista de discussão Send PSL-Brasil para
        psl-brasil@listas.softwarelivre.org

corpo da mensagem para

endereço

mais específica que "Re: Contents of PSL-Brasil digest..."

Tópicos de Hoje:

  1. Re: Re: [PSL-Brasil] Maior comunidade dedicada ao Linux no
     Orkut é roubada! (Cristiano Furtado)
  2. Re: Re: [PSL-Brasil] Maior comunidade dedicada ao Linux no
     Orkut é roubada! (Omar Kaminski)
  3. Como está o Orçamento para 2007?Governo avisa Congresso que
     vai modificar Orçamento de 2007 (Ada Lemos)
  4. Minicom anuncia licitação para nova rede do programa Gesac
     (Ada Lemos)
  5. Belo Horizonte implanta votação online de orçamento
     participativo (Ada Lemos)
  6. Re: Re: [PSL-Brasil] Maior comunidade dedicada ao Linux no
     Orkut é roubada! (Davi Reis)
  7. Re: Belo Horizonte implanta votação online de orçamento
     participativo (Alexandre Oliva)

Message: 1