On Oct 15, 2006, "Ada Lemos" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> As correspondências seriam enviadas ao Presidente após a proclamação dos
> resultados eleitorais e por  via de e-mail e correios, concomitantemente, ou
> de imediato?? Seriam correspondências individuais e tb de organizações com
> CNPJ e representatividade comprovada????

Quem quiser mandar as correspondências, da forma que achar melhor, é
bem-vindo.  O mais importante é mostrar que há mobilização dos
cidadãos e contribuintes brasileiros nesse sentido.  Embora tenhamos
argumentos de cunho constitucional e estejamos dispostos a usá-los nos
tribunais, um resultado pacífico sempre é melhor, e para isso, nada
melhor que a população mostrar a direção ao servidor público.

> Far-se-ia tudo com cópias para o Ministro da Fazenda que manda no SERPRO e
> Receita???
> Assim como para Ministro da Casa Civil que preside o e-gov e Chefe de
> Gabinete do Presidente??O Presidente do ITI e o Diretor da DIRT seriam
> informados da iniciativa e seu andamento????
> Mandar-se-ia correspndência tb para  a PGR e TCU, Supremo, Câmara e Senado
> aos seus titulares, no mínimo??? Seriam todos informados da iniciativa de se
> falar com todos??

Tudo isso ajuda, mas o foco da campanha é endereçar ao presidente,
justamente a quem todos os cargos citados (mas não as instituições
citadas na última sentença) reportam, direta ou indiretamente.

> Quem vai controlar  o mando das correspondências e a certeza da sua chegada
> e leitura das mesmas???

Err...  Você? :-) :-)

A sociedade não tem meios de fazer esse controle, infelizmente.  Temos
de confiar nas ferramentas que nos são oferecidas, ou batalhar para
que haja ferramentas melhores.  Podemos pedir e esperar que seja
feito.  Se não for, partir pra uma ação legal, o que é pouco amigável
e portanto deve ser um último recurso.

> A mandar algo para um Presidente de um PODER precisa de montar-se uma
> operação para tudo acompanhar e ter resultados.Qd se dispara um texto para
> uma autoridade máxima, uma série de possibilidades podem ocorrer ou até de
> nada ocorrer.Estamos preparados e mobilizados para o que der e vier??

Da parte da FSFLA, sim, estamos preparados.  Se nada acontecesse,
mesmo que ninguém mandasse qualquer carta, seguiríamos o curso, pois
acreditamos ter argumentos bastante sólidos, com valor jurídico,
alguns já expostos no lançamento da campanha, outros somente no
editorial deste mês do boletim da FSFLA.  Se a mobilização da campanha
for suficiente para gerar os resultados desejados, o que, pela revisão
do programa de governo parece que já começou a acontecer, melhor
ainda!

> O texto referência está enxuto
> como deva ser, mas diz tudo didática e pedagogicamente como requer um lobby
> democrático querendo influir em decisões???

Em minha opinião, talvez até enxuto demais, mas sou conhecido por
minha verborragia, um mal que por sinal compartilhamos :-)

Sobre ditatismo e pedagogia, tentei me estender mais sobre motivação e
fundamentação no editorial, vamos ver se dessa vez fica mais claro.

> Um disparo de correspondência
> deste tipo é ação de lobby democrático.UMA ação, uma das ações

+1

> Estamos em processo eleitoral, momento difícil para qualquer iniciativa ser
> vista, mormente uma que não é da tradição como em outros países q se tem de
> mandar-se chuvas de telegramas para uma autoridade sobre um determinado
> assunto e ser, devidamente, considerado, influindo-se deste modo em tomadas
> de decisões.

E mesmo assim já alcançamos um compromisso público do segundo mandato
do Lula para com o Software Livre.  Ainda que talvez minha conversinha
com Sergio Rosa durante o FSLRJ possa ter ajudado, tenho certeza de
que tem dedinho da Ada nisso ;-)

> Pode até ser um belo momento: Se, de repente, chegar umas mil
> msg individuais num só dia no gabinete do Presidente e qt mais melhor.

Não seria lindo? :-)

> Existe disposição para tal e muito mais, bastante mais???

Depende só das pessoas.  Não vamos sair mandando cartas em nome dos
outros, e nem temos como saber quantos mandaram cartas sem enviar
cópia para nossos registros em [EMAIL PROTECTED]  Enfim...