Oliva,

Fiquei muito feliz por ter-lhe encontrado  no aeroporto daqui, poder
conhecê-lo em carne e osso, ainda ter oportunidade de um papo.
Obrigada por tantos elogios e tão disseminadamente.
Dei-lhe sugestões, não conselhos, e o lembrei-lhe de umas tantas
coisas bem complexas, bastante de acordo com os meus conhecimentos e
experiência de processos de decisões em alta esferas tomadas e
implementadas aqui.
Ser da minha idade, tem a vantagem de já ter vivido muito e de ter
convivido, longamente, com processos decisórios, suas implementações e
tb com um bom número de atores que decidem, portanto não sou nenhuma
gênia, mas alguem que tem compromissos com o  apoiar, ajudar a fazer
dar certo objetivos válidos e valorosos.Nada é fácil ou trivial neste
campo, portanto tem-se de ter informações fidedignas para trabalhar
A Campanha da FSFLA iniciada por vc, é algo bastante exeguível,
pertinente e necessária, desde que a planeje mais ainda conforme
conversamos, tenha as retaguardas com lastros organizados para
atendimentos a tempo e hora do que vier a ser necessário, e que haja
interlocuções bem articuladas,dosadas, no timinhg certo, e que se
extenda um pouquito o escopo da referida Campanha.
É tudo muito democrático e pode dar super certo.
Fui responsável, como funcionária do Ministério da Agricultura, por
tirar de uma salinha do 7º andar, um programa que tinha tudo pra dar
certo ""SE"" tivesse recursos, fosse tido como prioridade,o qual tinha
sido objeto de construção estudos, etc, etc, na Universidade de
Viçosa.Este programa foi denominado PROVÁRZEAS.Na época, eu tinha uns
32/33 anos.Eu era mal vista por ser considerada de esquerda e outros
lances do tipo,e estávamos no governo Figueiredo e o ministro era
Stabile,
mas eu tinha a confiança do Aureliano então Vice, que já não tinha  a
confiança de Figueiredo, mesmo assim, as chefias me deram o programa
pra levá-lo ao ápice.
Que fiz eu??
_ Levei o programa pra ser debatido na Câmara, e depois Senado.
Depois de passar de pelas comissões temáticas, ajuntamos as comissões
afim e fizemos
Quem me ajudou a colocar em sucessivos debates no legislativo foi a
oposição ao regime militar, imagine que doideira.
Golbery tomou conhecimento, etc, de repente, a comissão de Agricultura
recebeu convite
de Figueiredo para uma reunião.
Fui chamada às pressas na Câmara e os deputados mais senadores me perguntaram:
- O que falar com o presidente?
Como se comportar com ele??
Falei:
- Aos que forem, não aceitem ficar de pé, e se tiverem de ficar de pé,
não arredem dos objetivos, de que é o pedido para o presidente mandar
o projeto a ser apresentado e votado
no legislativo de acordo com a lei da época.
Resultado: Ficaram uma hora e 40 minutos e puderam conversar alem do Provárzeas.
O presidente mandou tudo conforme combinado para o Congresso e o mais
irônico de tudo é que a situação, os governistas eram contra, e a
oposição a favor.Foi o único projeto que a oposição votou junto ao
Planalto da época e passou.
Por mais de 10 anos o Provárzeas (bem descaracterizado depois) foi o
mais importante programa de governo para a agricultura, inclusive no
governo Sarney.
Acabei guru de muitos parlamentares e ficaram mais ainda de olho em
mim e me atormentaram mais ainda.
O Provárzeas, mesmo com todas as deformações, permitiu muito sertão
ter fruticultura, ter uva, e muita coisa B

On 11/2/06, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Oct 27, 2006, "Ada Lemos" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Concordo com vc, tanto é assim que conversei muito com Oliva sobre
> tal, e de que nada iria pra frente nesta Campanha aberta por ele, sem
> articulações destro das instituições.

Obrigado pelo crédito, mas a campanha não é minha, é da FSFLA :-)

Quanto a articulação, por certo é necessária, e reitero aqui o
agradecimento que FSFLA fez à sua pessoa em seu boletim mensal
publicado na noite passada, em que tratamos novamente da campanha
contra os "Softwares Impostos".

Novamente convido a todos que ainda não o fizeram que enviem suas
cartas, especialmente agora que sabemos que não terão efeito apenas
poucos meses, e sim por mais de 4 anos, com respaldo do programa de
governo para Ciência e Tecnologia.

Agradeço ainda, agora falando por mim e não pela FSFLA, pelos
conselhos que Ada me deu quando nos encontramos recentemente em
Brasília.  Sei que tenho muito a aprender e aprecio muito a confiança
que ela demonstra depositar em mim.

Muito obrigado, Ada!