Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima escreveu:
> Esta é uma questão polêmica, mas discordo que este projeto seja contra a
> inclusão digital, porque a inclusão digital como qualquer ato educativo
> deve
> caminhar junto com a ética e os desafios do nosso mundo cada vez mais
> mediado pelas tecnologias. Cabe ao educador das escolas trabalhar as
> questões e desafios éticos do mundo digital de forma saudável e sem
> terrorismo.
>
> No caso do trabalho crianças e adolescentes não acho um erro
> responsabilizar
> [...]

Ana, vc faz idéia do que pode "dar errado" num laboratório de
informática educativa com uma lei dessas vigindo?

Imagine, Ana, voce, responsável por uma classe no DF, onde o governo
local obriga o uso de Windows nos computadores que os alunos usam,
respondendo agora também por crime cometido através de conexão aberta
por um cavalo de tróia instalado num desses computadores, a partir de um
simples clique inocente de um aluno em um link.

Será que vc vai poder, e saber como, vigiar todos os links que todos os
alunos clicarão, para evitar que algo "dê errado"? Ou voce está disposta
a arcar com os riscos e as consequências, se não puder ou souber como
vigiar e validar cada link que cada aluno clicar?

Vc estaria disposta a, aceitando correr esse risco, a batalhar por
dinheiro para comprar certificados digitais ICP-BR em seu nome,
certificados que o provedor de acesso da escola vai exigir, para tirar o
dele da reta com essa lei aprovada, certificados que tornam sua
responsabilidade pelo que eventualmente "dê errado" ainda mais difícil
de ser contestada (MP2200 + essa lei facista)?

Caso voce esteja disposta a considerar esses riscos que vão se
autoalimentando, considere a possibilidade de que, além das suas
responsabilidades docentes, voce também seja uma ativista cujo ativismo
interesse a poderosos calar, voce acha que esse risco seria aceitável?.

E se vc achar que sim, que tal risco seria aceitável mesmo sendo uma
ativista que incomoda a poderosos, voce acha que uma lei como essa
merece seu apoio, sabendo que nem todo ativista de causas que voce
defende considera aceitável que a sociedade se exponha a riscos como esse?

Mesmo sabendo que esses e outros ativistas não estejam dispostos a
aceitar esse e outros riscos que um tal regime totalitarista de controle
cibernético, administrado por empresas monopolistas em conluio com o
Estado, imporia a quem não aceitou a pílula azul de Matrix, só pela
intangível, intestável e falaciosa promessa de que "a sociedade" estaria
assim melhor protegida?

Convido-a a ver a floresta, além da sua árvore.