Pedro, são duas condenações distintas, uma por calunia e difamação e outra
por ter cometido esse delito enquanto servidor público, daí a perda do
cargo (corrijam-me se estiver errado).

Esse é o ponto onde considero ter o juiz extrapolado. As palavras do
Profesor Emir Sader não foram proferidas em sala de aula, enfim, no efeivo
exercício de suas atividades como servidor público, Isso em meu
entendimento leigo.