Marcelo D'Elia Branco wrote:
Outra pergunta: se a comunicação é um valor tão precioso para a ditadura de Fidel, por que ele não permite a liberdade de expressão dentro da ilha? Por que controla o que as pessoas podem ler, escrever, ouvir e falar?

Talvez o "controle" aqui seja de uma forma e aí em Portugal seja um
"controle de outra forma"...e acho que tu estás exagerando em funçao das
informaçoes unilaterais que recebemos diariamente...compressível ...

é sempre bom ouvirmos os dois lados, nao?

Sim, e é por isso que eu defendo a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão -- que não existem em Cuba. Para que o povo possa ouvir o outro lado.

Entao, o meu objetivo em divulgar esse texto de um jovem cubano é dar
oportunidade de que as pessoas fora de Cuba escutem os argumentos do
"outro lado" vindo de membros da comunidade software livre de Cuba.

Este "outro lado" só tem acesso a informações selecionadas pelo seu governo, e só pode escrever coisas boas a respeito do regime, ou contra o "império norte-americano".

A propósito, encaminhei a mensagem para uma amiga cubana, que vive há mais de 10 anos no Brasil -- separada de sua família, como milhões de outros cubanos -- e veja o que ela comentou:

"E muitas coisas são difíceis de entender ...como se explica que o pais dependa do governo norte-americano para poder usar a Internet? Como assim? Ou é um pacto entre os dois governos, o norte-americano e o cubano, ou alguma informação deve ser esclarecida, não está totalmente correta. Se o governo cubano não mantém relaciones como o governo americano e existe o bloqueio, etc. como é que eles (os americanos) mandam no nosso país?

Bom, se o governo americano bloqueia a Internet, que motivo existe para o fato de (eles) quererem usar a Internet para "promover a subversão interna ou difamar..."? Não seria ao contrario? E o que o governo norte-americano bloqueia, que sites, que conteúdo?

"A nação decidiu priorizar a conexão à rede de maneira organizada para garantir um uso social da mesma".

Quem pertence a esse grupo chamado nação? o povo cubano? Lamento informar, mas não é não. O povo cubano que não é o governo cubano, não decide nada, ele só acata as ordens. Ninguém lá tem a liberdade de ter Internet sem a permissão do governo cubano. E sendo um pouco irônica me pergunto: (se) o governo cubano não autoriza ou não permite o uso da Internet pq os Estados Unidos, a bloqueiam??"

Como já falei em outras oportunidades aqui nesta lista, eu nao defendo o
modêlo cubano, mas sou contra a intrervençao externa e sou solidário a
luta pelo fim do bloqueio econômico que dura quase 50 anos.

"Os analistas se dividem, a grandes rasgos, em dois bandos (irreconciliáveis até o momento): os apologistas da virtude e os apologistas do defeito. Ambos tem caído na mesma armadilha: por medir os passos, evitando dar um em falso, magnificam as conquistas do processo revolucionário ou minimizam as conquistas do processo revolucionário, mas não escutam os argumentos dos opositores e acabam negando o diálogo por principio de ideologia." (Eliseo Alberto)

Enquanto acreditarmos que representamos o lado certo na luta do "bem" contra o "mal", todos erros serão justificáveis.

[]s

Nelson