Omar Kaminski escreveu:
> Pedro, vou colocar o dedo na ferida, ou jogar a merda no ventilador.
> A mídia é quem manda. Ela é quem diz a "verdade". Se a mídia diz que
> determinado profissional é competente, por reiteradas vezes, deve ser
> verdade.

Verdade cada um tem a sua. A mídia manda na dela, e eu na minha.
E entre a dela e a da opinião pública, a última eleição está aí para
medir a distância. O momento político mede não só essa distância, mas
também a tensão entre essas duas verdades, que reflete, por sua vez, o
acirramento do conflito de classes que estamos vivendo (refletido
inclusive nos ânimos desta lista).

Estamos vivendo esse acirramento não só aqui, mas em toda a periferia do
capitalismo, inclusive no primeiro mundo, com o crescimento do racismo
em reação à pressão migratória. (até à migração interna, haja vista a
linguagem vituperante contra o sindicalista nordestino de 48 milhões de
votos)

> Se a mídia diz que determinado produto ou serviço presta ou não presta -
> e nisso se inclui o software livre, entre outros - deve ser verdade.

Acredita quem quiser.

> Essa é a consciência média da população nacional. A educação (ou falta
> dela) está sendo suprida pelos ditames da mídia. E ainda bem que temos a
> Internet para fugir dessa "regra".

Não por muito tempo, se o projeto de lei da trupe fascista sobre crimes
digitais (PL azeredo) passar como está.

> Infelizmente os jornalistas (estou generalizando) não se informam sobre
> a pauta, estão sempre com pressa e engolem qualquer coisa.

No caso deste projeto, a linha já está traçada. A mídia com interesses
no mercado de serviços pela internet está do nosso lado, e a que não
tem, está do lado da trupe fascista. É a luta pela poder se esparramando
pelo ciberespaço. Nesta batalha da vez (em torno do PL azeredo), a parte
da mídia do nosso lado é mais forte.

> Então quem manda é quem tem assessoria de imprensa, é bem relacionado e
> de preferência more em SP ou RJ. Nem precisa falar coisa com coisa.

Nesta batalha da vez, funciona ao contrário. A mídia do nosso lado é que
está nos procurando, e não nós a ela. Se não está procurando a voce, é
porque vc ainda não pulou para a trincheira. Se vc não quiser se expor
ou tomar partido, agora ou ao longo desta batalha da vez, será
obviamente uma decisão pessoal a ser respeitada pelos seus companheiros,
não precisa racionalizar.

Meu primeiro artigo, em resposta aos ataques contra os críticos do PL,
sai hoje à meia noite em meu portal. Sai amanhã, a convite, a primeira
parte dele, no caderno de opinião do jornal controlado pela Globo em
Goiânia.

O problema é que do outro lado está a febraban, que pode botar toda a
mídia corporativa no bolso, se decidir por isso. Vai ser uma batalha
interessante.

> Ah, outro problema são os releases: para quem não é jornalista é spam. E
> há quem pegue releases e assine como se fossem seus. Direitos autorais
> zero.
>
> Em suma, o negócio é contratar uma assessoria de imprensa...

Como ativista, minha assessoria de imprensa sou eu mesmo.