Oi, Lucas

Em 13/11/2006, às 10:08, Lucas Arruda (llbra) escreveu:

e impossivel o software livre ser muito bom em todas as areas.
Essas coisas que vc ta comparando, principalmente com o Mac,
sao areas novas no Linux, a area Desktop e muito nova em si,
o Linux sempre foi um SO que prezava mais pela area nao-grafica,
pela area operacional.

A questão q eu quis levantar *não* foi uma comparação direta entre o q ambos os S.O.s trazem *hoje*. Minha questão é q, ao invés de mostrar novas direções, inclusive em computação no desktop, as interfaces gráficas livres têm se limitado a seguir paradigmas estabelecidos pelas GUIs proprietárias, acrescentando no máximo um "eyecandy" aqui e ali, mas sem nenhuma inovação em termos de usabilidade.

Por isso minha pergunta: será q o Acqua (Mac) e o Aero (Vista) são o q há de mais moderno em termos de GUI? O XGL+Compiz+Beryl traz diversas coisas interessantes, mas a única coisa q me parece exclusiva dele é o cubo, q, pelo q usei do Compiz, não acrescenta nada em termos de produtividade, visto q trocar de área de trabalho sem rodar a tela era algo q eu já fazia faz tempo. O q o Compiz trouxe de legal e produtivo pra mim é justamente o "rip-off" do exposé, do Mac, q facilita bastante para quem tem de abrir muitas janelas, ficar alternando entre elas, e consegue fazer a seleção e troca com dois gestos de mouse.

Mas, já q estamos falando da parte não-GUI, o q o kernel Linux trouxe de inovador nos últimos anos (realmente é uma pergunta séria, já q aqui temos kernel developers)? Toda vez q eu ouço algo bacana sobre tecnologias de S.O. parece q só o Solaris q está implementando ou trazendo algo novo (vide DTrace e outras coisas q estão no OpenSolaris).

E podemos dizer o mesmo do OpenOffice.org, tão criticado neste fim-de- semana nesta lista: enquanto ele tentava implemetar um look'n'feel MS Office 2003, a MS já foi lá e alterou a interface do MS Office 2007, certamente com base nos resultados do MS Usabiity Labs (ou fazendo o "rip-off" da interface de algum pacote de escritório inovador q não conhecemos . . . rs).

Se a idéia básica de GNU/Linux no Desktop é ser "bom o bastante", ok, já ganhamos essa. Agora se é ser "melhor", precisamos de inovações q diferenciem as GUIs livres das ofertas do mundo proprietário. Obviamente, na minha humilde e eventualmente equivocada opinião.

A tendencia e que ele fique à frente do Mac e Windows em
alguns anos, mas nao agora.
Ele ja esta um pouco à frente do Windows em algumas partes
e bem atras do Mac.

P q vc considera isso uma tendência? Me refiro a gnu/linux à frente do Windows e do Mac no desktop. Quais são os fatores a considerar neste caso? Novamente, não é uma pergunta retórica, gostaria realmente de saber a opinião de outros para "iluminar" os pontos cegos na minha visão de futuro do S.O..

Mas como os esforcos colaborativos geralmente sao mais
rapidos e funcionam de modo mais eficiente, a tendencia e
essa.

Mas, será q os "esforços colaborativos" são realmente mais rápidos sempre? E, qdo são rápidos, será q isso não tem um custo, como a falta de padrões e a desconsideração pelo legado? E, no caso do desktop, será q padrões de interface não fazem falta?

O que me parece quando vc fala isso e que entende bem
do Mac, mas nao do Linux.

Eu comprei um MacBook há quase 5 meses pensando em instalar Ubuntu Linux (inclusive, rolou uma thread sobre isso na Ubuntu-Br, resultando em um how-to elaborado por um colega q conseguiu fazer isso a contento), mas resolvi dar uma chance ao MacOS para conhecê- lo, mesmo sendo um S.O. proprietário, pois minha experiência com ele era zero. O resultado é q descobri de onde tiraram (ou tentaram tirar) diversas decisões de design de algumas GUIs livres . . . ;-)

Qto o gnu/linux, meus desktops PCs continuam rodando Ubuntu Linux faz tempo (mas, não tive tempo de fazer o upgrade para o Edgy), com direito a XGL+Compiz.

[ ]s,