Abril lança revista feita por leitores

De Marili Ribeiro em O Estado de S. Paulo, hoje:

"A Editora Abril lança no próximo dia 23 uma revista semanal
totalmente feita pelos leitores. Embora esse formato já exista no
exterior há pelo menos duas décadas, é novidade no mercado editorial
brasileiro. Na Inglaterra, onde estão os principais títulos que
inspiraram a revista, o segmento que trata da chamada "vida real" vem
ganhando leitores, enquanto publicações que falam sobre a vida de
celebridades perdem mercado.

A revista da Abril, batizada de Sou+Eu, recebeu investimentos
estimados pelo mercado em cerca de R$ 20 milhões, e terá tiragem de
850 mil exemplares. É uma tentativa da editora de ampliar sua presença
nas classes de poder aquisitivo mais baixo: será vendida inicialmente
a R$ 1,99, passando a R$ 2,50 em 2007. (....)

A Sou+Eu é tida como o maior investimento da Abril nos últimos dez
anos, como reconhece o diretor de redação da nova publicação, Kaíke
Nanne. (...) O alto custo do projeto da Abril deve-se, entre outros
aspectos, segundo Nanne, ao fato de a Sou+Eu ter de chegar às bancas
de todo o Brasil no mesmo dia. "A revista estimula a participação dos
leitores por meio do sistema de mensagens via celular e premiações de
R$ 5 mil por semana", diz.

Outro aspecto incomum no processo de implantação da Sou+EU está nas
ações de marketing da fase inicial. Os jornaleiros, por exemplo, vão
ficar com 100% da receita de venda da primeira edição, o que não é
habitual no meio. "Queremos convidar um leitor novo a conhecer o
projeto e o jornaleiro poderá ajudar muito nessa tarefa", diz Nanne.

"Investigamos o que está se fazendo lá fora e concluímos que duas
fortes tendências marcam o mercado hoje em dia: a de as pessoas
mostrarem mais interesse por histórias de cidadãos comuns do que as de
celebridades e o fato de o público querer produzir conteúdo", diz
Nanne. Esses dois pilares constituem a estrutura do projeto inspirado
nas similares inglesas no gênero: Chat, Take a Break e Pick me Up.
Juntas, elas vendem mais de 2,5 milhões de exemplares por semana.
(...)

No caso da Sou+ Eu, os leitores serão convidados a relatar aventuras
vividas por eles. Todo o material enviado passará pelo crivo dos 16
jornalistas que compõem a equipe da revista. Os melhores casos,
devidamente checados, serão reproduzidos e pagos aos autores. As
regras para participar das edições foram organizadas em um guia. Os
leitores também serão convidados a fazer as inevitáveis sessões fixas
sobre beleza, saúde e moda."