Olá,

Atualmente a evolução do Java é organizada
por um comitê executivo formado por 31 empresas:
http://jcp.org/en/participation/committee

Algumas do comitê: Apache, Fujitsu, Google, HP, IBM,
Intel, Oracle, Red Hat, a própria Sun, etc.

De uma forma resumida, ele organiza as novas especificações
da plataforma com a Java Community Process (JCP).
A comunidade JCP é formado por mais de 1.100 membros que
são empresas e pessoas físicas espalhadas no mundo:
http://jcp.org/en/participation/members

Algumas do JCP: Adobe, AOL, Apache, Apple, ARM (processadores),
AT&T, Bank of America, BenQ, China Mobile, Cisco, Ericsson,
Fujitsu, Google, HP, Hitachi, IBM, LG, Matsushita, Maxwell,
Mitsubishi, Motorola, MySQL, NEC, Nextel, Nokia, Novell,
NVidia, OpenTV, Oracle, PalmSource, Panasonic, Philips, Quest,
Sharp, Siemens, Sonic, Sony, SouJava (Brasil), Bruno Souza (Brasileiro),
Sun, Sybase, Symbian, Telecom Italia, Texas Instruments, SCO,
Unisys, Universidades no Brasil e no mundo, Vodafone, etc.

Existem 22 comunidades de programadores Java no Brasil:
http://www.soujava.com.br/cms/pid/7

Eu juntei outros links, não entendam como propaganda:
http://www.logness.com.br/zv-java.htm

Uma visão geral do Java ME que agora também é GPL:
http://java.sun.com/javame/technologies/index.jsp

O emulador de celular para você testar suas aplicações
Java ME no Linux, Ms-Windows e Solaris:
http://developers.sun.com/techtopics/mobility/midp/articles/wtoolkit

E outro enorme esforço/investimento que os fabricantes de
telefone celular já fizeram para o Java rodar dentro deles:
http://developers.sun.com/techtopics/mobility/device/pub/device/list.do?apiId=204

Por exemplo, se seu celular suporta Java, você pode acessar
a Internet através dele, fazer o download e instalar esse
programinha que é um pequeno exemplo livre do que podemos
fazer nas telinhas da camada de interface do usuário:
http://www.logness.com.br/celular/UIDemo.jar

O programa UIDemo.jar acompanha o kit do Java ME (Micro Edição).

A sugestão é unir-se ao Java Community Process (JCP) para ajudar
cada vez mais a evolução do Java agora livre. Começar tudo
do zero com iniciativas isoladas e sem considerar o que já existe,
aí sim, seria um desastre para a indústria e os atuais usuários.

Jonathas Pereira
http://www.logness.com.br