A questão q eu quis levantar *não* foi uma comparação direta entre o
q ambos os S.O.s trazem *hoje*.

Nao foi essa impressao que tive ao ler. Voce pareceu defender um sistema
em prol a outro so pq ele tem mais coisas *hoje*.
Cada sistema e diferente e preza por certas caracteristicas ao inves de outras.
O Linux ainda preza mais por seguranca, mas como seu desenvolvimento
tem descentralizado com o tempo, ele esta passando a prezar pelo usuario
que gosta de _eye candy_.

P q vc considera isso uma tendência? Me refiro a gnu/linux à frente
do Windows e do Mac no desktop. Quais são os fatores a considerar
neste caso?

Novamente nao pareceu. Eu, particularmente, acho o Gnome bem mais
avancado em varias areas do Desktop, porem ele nao tem alguns recursos
que encontramos nos concorrentes, alguns que atrapalham e outros que
sao costumes da maioria dos usuarios.

A tendencia e codigo-aberto.

Mas, será q os "esforços colaborativos" são realmente mais rápidos
sempre?

Sempre? Eu falei geralmente.

E, qdo são rápidos, será q isso não tem um custo, como a
falta de padrões e a desconsideração pelo legado? E, no caso do
desktop, será q padrões de interface não fazem falta?

Acho que voce nao conhece muito bem o Gnome e a politica dele.
O desenvolvimento e rapido, sim, mas os padroes sao fortes e nao
e fazer qualquer coisa que ela ja entra no Gnome.

A mesma coisa com o Debian e Ubuntu, que usam um sistema
forte de pacotes e tem um sistema alto de controle.

resolvi dar uma chance ao MacOS para conhecê-
lo, mesmo sendo um S.O. proprietário, pois minha experiência com ele
era zero. O resultado é q descobri de onde tiraram (ou tentaram
tirar) diversas decisões de design de algumas GUIs livres . . . ;-)

Como eu disse, os Desktops para Linux ainda estao bem atras do
Mac, mas eu acho que isso e meio que uma questao de tempo.
Muito embora a experiencia do Mac seja maior e ja tenha mais
coisa, acho que o Linux tem tido um desenvolvimento assustador
no Desktop nos ultimos anos.

Acho que ele tem poder para fazer fronte ao Mac e alguns anos.

Não acho que exista muita evidência nesse sentido. O que eu sinto é que
ele evolui muito no começo até o ponto de satisfazer a coceira que o
gerou e diminui o ritmo e se ramifica a partir daí.

Acho dificil ficar generalizando isso. Tem muito programa que comeca
rapido e acaba parando.
Acho que realmente a necessidade e a mae, mas ela nunca acaba,
e se o projeto for bem estruturado e seu uso for certo, as chances
dele acabar sao bem menores.

Mas podemos evidenciar isso em varias areas, como Empresas que
surgem num Boom e depois acabam, isso e normal, mas que nao quer
dizer que nao va haver uma empresa nova que se torne uma gigante,
como a Google por exemplo.

GUIs são sistemas tão complexos que qualquer comparação direta fracassa
miseravelmente. Não há como dizer que OSX seja melhor do que Windows ou
que Gnome seja melhor que KDE - embora eu prefira Gnome.

Por tras sim, mas visto do usuario elas sao e muito parecidas. Sua interacao,
design e tudo mais. A tendencia e ficarem mais parecidas com o tempo,
o que muda e Cor, Fundo de tela, Botoes, etc (o eye-candy).

> Mas como os esforcos colaborativos geralmente sao mais
> rapidos e funcionam de modo mais eficiente, a tendencia e
> essa.

Não acho que exista muita evidência nesse sentido.

Veja exemplos de projetos livres, que geralmente desenvolvem
coisas tao boas quanto ou melhores que os projetos financiados.
Diferenca?

Grana x Vontade/Esforco, onde a vontade e o esforco sempre
prevalecem.

Voce pode pagar alguem muito dinheiro para fazer algo, mas
se ele nao tiver talento e interesse, vai ficar mal feito ou incompleto.

Mas por outro lado, pessoas desenvolvem sistemas fantasticos
gastando seu proprio dinheiro, apenas por interesse proprio, por
gosto e com um grande esforco pessoal.

--
[]'s

Lucas Arruda