Lucas,

É impressão minha ou vc respondeu a minha msg e o reply do Banffy ao mesmo tempo? Vc responde como se fosse o mesmo interlocutor, mas algumas coisas q vc citou foram colocadas pelo Banffy, não por mim. Em todo caso, vamos lá. :-)


Em 15/11/2006, às 16:11, Lucas Arruda (llbra) escreveu:

Nao foi essa impressao que tive ao ler. Voce pareceu defender um sistema
em prol a outro so pq ele tem mais coisas *hoje*.

Repito de novo para ver se fica claro. NÃO é uma questão de quem é o "MELHOR", mas sim de quem é mais "INOVADOR". Até o momento a impressão q eu tenho é q os desktops livres estão apenas seguindo a linha ditada pelos desktops proprietários anteriormente (mais ou menos como a Microsoft tem se limitado a implementar funcionalidades que a Apple implementou primeiro em suas GUIs).

Minha questão é: por que fazer apenas isso? Por que não aparece uma interface livre q não se limite a implementar aquilo q o Xerox Palo Alto Research Center inventou há décadas e vem sendo aperfeiçoado incrementalmente?

Pode ser q simplesmente não exista alternativa ao paradigma MVC, mas não me parece q ninguém (fora aqueles laboratórios chineses da MS - se bem q me parece q o cara q fazia isso foi pro Google) esteja pensando muito sobre isso no mundo livre, limitando-se a implementar aquilo q já é conhecido por usuários do mundo proprietário.

Não é um "demérito", propriamente, até pq as GUIs proprietárias tbém não fogem do MVC, mas particularmente acho q seria bem legal um breakthrough em GUIs no mundo FLOSS. E isso não tem a ver com "eye candy", tem a ver com tornar o uso do computador mais produtivo e ergonômico para o usuário final (posso estar sendo redundante aqui, pois me parece q a produtividade tbém está embutida na ergonomia, mas, não tenho certeza).

Cada sistema e diferente e preza por certas caracteristicas ao inves de outras.
O Linux ainda preza mais por seguranca, mas como seu desenvolvimento
tem descentralizado com o tempo, ele esta passando a prezar pelo usuario
que gosta de _eye candy_.

Pois é, mas acho q a questão não é fazer o q o usuário gosta, mas fazer algo inesperado q mude a forma como interagimos com o micro. Mais ou menos como foi o walkman para a Sony, q foi inventado sem pesquisa de mercado, focus groups, etc e tal. Sabe aquelas coisas q hj usamos e não passamos sem, mas q há 15 ou 20 anos atrás não entedíamos pq precisaríamos daquilo (vide celular)? É disso q estou falando.

A tendencia e codigo-aberto.

Por que? Quais são as evidências de q isto é uma tendência? Até concordo contigo, mas gostaria de saber por que vc acredita nisso e se vc tem fatos para embasar esta tese, pois sempre é bom agregar algo novo na hora q temos de conversar com aqueles q ainda não acreditam nisso. :-)


Sempre? Eu falei geralmente.

Ok. Será q "geralmente" são mais rápidos? P q?

Acho que voce nao conhece muito bem o Gnome e a politica dele.
O desenvolvimento e rapido, sim, mas os padroes sao fortes e nao
e fazer qualquer coisa que ela ja entra no Gnome.

A mesma coisa com o Debian e Ubuntu, que usam um sistema
forte de pacotes e tem um sistema alto de controle.

Citando o Kov e o Mauro Chehab em outra thread desta lista:

Mauro Carvalho Chehab <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: "No kernel, uma regra que se tem é não quebrar compatibilidade binária com executáveis antigos. Se alguém adiciona uma nova interface, sua remoção posterior seria o caos, gerando a parada de diversos aplicativos."

Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]> respondeu: "Note que isso é uma regra geral de qualquer coisa que exponha interface para outras aplicações ou módulos usarem, e o Linux não tem um bom histórico nesse ponto."


Muito embora a experiencia do Mac seja maior e ja tenha mais
coisa, acho que o Linux tem tido um desenvolvimento assustador
no Desktop nos ultimos anos.

Sinceramente, em termos de "eyecandy" qqr desktop linux com XGL+Compiz +Beryl é tão "bonito" qto um Acqua. O "problema" é q isso não acrescenta nada ao q já existe. Ok, pelo menos é uma implementação livre.

O resto eu acho q foi pro Banffy.

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a