Tbém tem aquela velha história da teoria RVP (Recursos - Valores - Processos). O q uma empresa consegue realizar e perceber do ambiente ao seu redor costuma ser restringido pelos seus Recursos (isso a MS tem bastante), Valores (por explo, "software livre é um câncer") e Processos (aqui a MS tbém tem apanhado, já q o desenvolvimento do Vista, levando trocentos anos, é inadmissível, mas usando os processos de desenvolvimento convencionais q devem estar sendo aplicados neste caso, não tem por onde fugir da demora).

Este caso, pra mim vai ao encontro dos valores da empresa, fortemente calcados em "monetizar" (não sei se existe essa palavra em português) ativos intangíveis. O acordo todo é uma forma, possivelmente futura, da MS "monetizar" sua "propriedade intelectual" (seja lá o q eles entenderem por isso), ainda por cima afirmando q o gnu/linux está usando "inovações" deles (fico muito curioso com isso, já q desde q a empresa foi criada nunca saiu nada de "novo" de lá em termos de invenções, mas, de repente, estão usando aquele conceito que diz q a "invenção" só vira "inovação" qdo tem impacto no ambiente).


Por exemplo, vcs sabiam q para lançar o Zune (o MS iPod), a MS fez um acordo com a Warner para pagar uma quantia a ela por **aparelho** vendido? Isso mesmo, não é por *música* vendida na loja online (como a Apple faz com a iTunes Store), é por APARELHO. Sabem o q isso significa? Eles estão assumindo q quem comprar um Zune vai colocar material com copyright da Warner, ou seja "piratear" música e vídeos. Obviamente, isso acontece, mas já partir do princípio q o aparelho q vc vende se presta a um ato ilegal é meio estranho. Será q os vendedores de armas pagam uma grana em royalties pros hospitais ou pra polícia?

Curiosamente, a Warner já falou q vai "rever" o acordo com a Apple, onde eles levam uma grana *apenas* pelas músicas vendidas (o q parece ser o natural). Ou seja, a MS abriu um precedente perigoso para os concorrentes dela, numa variação daquela tática de tirar do mercado quem estiver à frente. O Ballmer reclamou um tempo atrás q o problema (para eles) do FLOSS é q era um modelo q já nascia "falido", pois não entrava dinheiro da maneira q eles estavam acostumados, portanto não sabiam como competir em preço, como fizeram com a netscape, borland, etc. De repente, com esse acordo, eles encontraram a maneira . . . Ray Noorda deve estar rolando em seu túmulo agora.

Resumindo, o acordo da MS com a Novell não foi a MS admitindo o SL, foi a MS novamente tentando "abraçar e estender" algo q é maior q ela.

[ ]s,

olival.junior


Em 17/11/2006, às 11:21, [EMAIL PROTECTED] escreveu:


Bem mesmo não sendo advogado mas eu acho que ele quer gerar jurisprudência
sobre o caso.
Acho até que ele vai acabar comprando todas as empresas de linux para
receber o troco de um processo (paga 1 bilhão para receber 100 milhões). Pelo menos a ms já disse que queria isso (o mesmo que fez com a suse para
outras empresas do sl)

Marcus



      Steve Ballmer, declarou
na quinta-feira (16/11) que acredita que o sistema operacional Linux

Acredita???

      Ballmer disse que
      a companhia foi motivada a assinar um acordo com a Novell
      porque o Linux utiliza a propriedade intelectual da empresa.

Pagou 400 milhoes pra alguem pq esse alguem infrige direitos
autorais???

      O executivo enfatizou ainda que alguém poderão pagar por isso.

Sera que eu entendi bem?? Ele nao cobrou da Novell, ao inves
disso deu 440mi em troco de 40 (pelas propriedades), e agora
quer cobrar das outras empresas??


Esse Steve Ballmer so poder seu maluco...
(Certo ta o tio bill que foi cuidar das criancinhas na africa).

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com _______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil




_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a