Acho q aqui ele não estava falando propriamente das GUIs livres, mas da "experiência" de usar uma distribuição gnu/linux. Mesmo com XGL + Beryl + Compiz e tal vc ainda acaba tendo de realizar uns passos meio arcanos pra botar algumas coisas pra rodar no gnu/linux. Aliás, a própria combinação de elementos de interface q citei é um dos casos onde vc tem de passar por vários tutoriais e how-tos só para configurar o ambiente q vc vai usar. Outra coisa é usar mais de um monitor em configuração de desktop estendido. Parece q é outra coisa arcana de se fazer em gnu/linux. Sem falar naquelas ocasiões infelizes onde os aplicativos q vc quer instalar têm dependências conflitantes (aconteceu comigo ao tentar compilar um GNUCash, pois a versão empacotada não trazia suporte a OFX). Se quem tem vivência e experiência ainda queima um tempo precioso pesquisando como resolver esses problemas, imagine quem é leigo e só quer ligar a máquina e sair usando. Acho q era desse tipo de "usailidade" q ele estava falando . . . :-)

[ ]s,

olival.junior