Olival Júnior escreveu:
Acho q ele quis dizer q o governo tinha de fiscalizar se as distribuições que estão indo pré-instaladas realmente atendem aos requisitos de participação no Computador para Todos. Pelo q consta nesta lista, determinados fabricantes estão distribuindo seus PCs com instalações meia-boca de gnu/linux e isso é q não pode por definição. Agora, se o sujeito chega em casa com uma máquina linux funcionando legal, com um aMSN para falar com os colegas q só tem Windows, um OpenOffice.org com dic BR e ortografia tbém, etc e tal, e ainda assim resolve formatar e instalar Windows, então chegamos no caso da educação.

Há algumas questões sobre o hardware também. Minha irmã tem um CPT Positivo. O driver do modem (Conexant, se não me engano) não é livre. As coisas vêm bem configuradas, com um particionamento racional, e com os programas requeridos e tal. Áudio porém é um problema: o KDE monopoliza o áudio para sons dos eventos, então há programas que não conseguem produzir som. MIDI então, esqueça... O programa de gerenciamento de pacotes (synaptic) vem configurado somente com repositório de atualização do Conectiva-NeoPC (isto é, só acessa atualizações dos programas que já vêm instalados, não tem como instalar nenhum pacote diferente. Certamente fizeram isso pra não arcar com suporte de outros softwares. Mas dificulta muito por usuário, que não vai saber como instalar outros programas, e muito menos ter alguma idéia do que são e como adicionar repositórios. Eu mesmo não conheço repositórios de RPMs que possam ser compatíveis com aquele sistema. Então, pra poder instalar outros programas, dividi uma partição e instalei o Debian nela :-) Já outras pessoas, pelo visto, acabam colocando Windoze crackeado... :-(

Acho que precisamos de um DistroWatch pro Computador para Todos. Alguém sabe se o projeto tem ouvidoria?

--
Hudson Lacerda http://br.geocities.com/hfmlacerda/

*THE WAR IN IRAQ COSTS: http://costofwar.com/

microabc -- free software for microtonal music
http://br.geocities.com/hfmlacerda/abc/microabc-about.html

*NÃO DEIXE SEU VOTO SUMIR! http://www.votoseguro.org/
*Apóie o Manifesto:        http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
--