Acho que o bacana mesmo é uma distribuição própria, feita para isso,
como o Librix, da Itautec. Não vi se é bem feito, mas foi feita pro PC
Conectado, e isso é legal, você tem suporte a todo o hardware --
parece que alguns estagiários da empresa hackearam o fonte dos
winmodems e tal --, além de ter sido algo feito -- entenda-se mais
tecnicamente: personalizado -- por brasileiros e para brasileiros.

Acho que vc atingiu o ponto certo. O Mac e bom por diversos motivos,
mas uma vantagem dele sobre o Linux é que, apesar de ser um sistema
muito parecido com o último (*nix), já vem software e hardware embutidos.

A vantagem disso é obvia, é ter um sistema *nix, só que sem as
incompatibilidades, dado que ele já vem out-of-the-box.

O dia que alguém vender um PC com Linux que já vem todo configurado
pro hardware e com todos os aplicativos padrões de um usuário
(fornecendo uma maneira viável de update e de se instalar
alguns softwares específicos) o mercado do Windows vai ficar
seriamente abalado (desde que essa solução seja mais barata
que a do Windows, o que não é o caso do Mac).

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com