Em 24/11/2006, às 10:13, Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

On 11/24/2006 01:15 AM, Olival Júnior wrote:
Justiça seja feita q isso NÃO é coisa de brasileiro. Uma passada na
DistroWatch e temos (continua depois da lista):

        Certeza?

Eu escrevi com sono e esqueci de incluir uma palavrinha q acredito q mudaria parte do seu texto posterior: SÓ. "... isso não é coisa SÓ de brasileiro...". :-)

        Aqui o Brasil também deve ser um dos campeões, usar como base
o Kurumin (ou Knoppix) e mudar meia dúzia de pacotes, renomear a distro e trocar os logos é outra área que exploramos como ninguém... e note que
não sou contra isso, mas fazer isso no modelo de maratona, uma distro
nova toda semana é, de certa forma, abusivo.

Ok. Concordo. Ainda acho q não acontece só aqui, mas essa não é a questão principal (se é só aqui ou não), e vc tem razão nos prejuízos q essa "síndrome do não inventado aqui" traz.

        Me diz, quantas distros brasileiras tem um enfoque diferenciado,
se propõe a fazer algo novo? Eu conheço algumas (acho que posso contar
nos dedos das duas mãos), quantas delas não são alguém querendo ficar
famoso da noite pro dia ou poder contar pros amigos da namorada que ele
fez uma distro em 15 minutos?

Como eu já disse, concordo com a crítica. Mas, lembro aqui de distros estilo "Jesus Linux" ou coisas do gênero, onde a contribuição era trocar o nome dos processos residentes de "daemons" para "angels" e outras bobagens do tipo. Sem falar naquela turminha q começou a traduzir OpenOffice.org para Klingon . . . Ambos os casos não eram tupiniquins e eu acho q tem muito nerd sem contato com a realidade fazendo essas coisas por aí ao redor do mundo.

        Não... esse tipo de proliferação onde você troca os nomes dos
arquivos e ícones e chama de "sua distro" não é típico do FLOSS, não
use a característica aberta e a liberdade pra justificar algo que
claramente é feito pra obter méritos e louros. Não estou falando da
variedade, estou falando da cópia descarada.

Ok. Liberdade != Libertinagem

        Desculpe, eu não estava falando de negócios, estava falando do
estatísticas cada vez maiores da base de usuários crescendo a passos
largos enquanto a base de desenvolvedores vai a passos de formiga.

Um ambiente onde exista a possibilidade do desenvolvedor até viver (bem) disso ajudaria . . .

        Não estou falando disso e você está misturando tópicos diferentes.
Muita gente não sabe que a Xandros está vindo pro Brasil, e eu estou
feliz da vida por eles iniciarem suas operações aqui (e eles são comerciais).

Eu não sabia . . . :-)

        Não acho que a Red Hat seja quem mais ganha dinheiro com isso. :-)
Acho que eles dominam bem um segmento, mas há outras empresas ganhando
tanto (ou mais) que eles em outros segmentos FLOSS.

Das empresas q têm modelo de negócios fortemente calcado em FLOSS achei q ela era a q tinha maior faturamento e valor de mercado. Talvez empresas com modelos de dual licensing ganhem mais, mas aí eu não diria q estão ganhando realmente a vida com FLOSS, já q, no final das contas, estão vendendo licenças de uso como qqr software proprietário. Uma IBM da vida provavelmente ganha mais dinheiro com FLOSS do q a Red Hat, mas aí entra a questão da escala e a IBM não é exatamente uma empresa de FLOSS.

        Sim, e tem gente fazendo isso no Brasil, uma grande distro e
algumas empresas espalhadas por aí. Você está falando da Comunidade, mas
eu conheço grandes empresas que não querem pagar (ou doar) para o SL
porque ele é de graça, ou seja, o "mundo dos negócios" no Brasil também
não me parece muito preparado pra interagir com as empresas de FLOSS.

Sim. O ambiente de negócios ao redor de SL é falho no Brasil em vários aspectos.

O engraçado é q depois não entendem pq aqui as empresas dão tão pouco
dinheiro para eventos e projetos afins de SL e o governo entra com
tanta grana nesses casos . . .

        Realmente, eu não entendo...

Como eu disse, o ambiente de negócios aqui é falho em vários aspectos . . . ;-)

[ ]s,

olival.junior