Um desdobramento interessante deste assunto. Um dos caras da equipe q desenvolveu a funcionalidade de shutdown do Vista (e q hj trabalha no Google) leu o artigo do Spolsky e "blogou" sobre como as coisas eram desenvolvidas na época em q o troço ainda se chamava Longhorn.

Resumindo, a história de horror diz q o repositório central do código do Vista é quebrado em vários sub-repositórios (q são quebrados em outros sub-repo e assim por diante) por causa da qtd de desenvolvedores (em tese, não dava pra usar um produto de gestão de mudança centralizado pq nenhum aguentaria). Periodicamente, o código "da ponta" é "promovido" ao repositório imediatamente superior e assim por diante. Depois de um tempo, com uma periodicidade diferenciada do "up-level", o código central é exportado pros sub- repositórios e dos sub para os mais sub ainda (em períodos diferentes).


A funcionalidade q ele estava desenvolvendo estava 4 níveis abaixo do repositório central. Além de ser uma equipe absurdamente gde pra funcionalidade (ao todo, umas 41 pessoas - entre programadores, designers, gerentes de projeto, etc - tinham direito a opinião sobre o assunto), entre ele subir o código pro repositório local, passar por todos os repositórios acima e chegar no central, depois descer o código novo, levava de 2 a 3 meses. Nesse meio tempo, alguma modificação em outro pto do Vista podia ter quebrado o código deles. Aí sobe patch, etc e tal, e 2 a 3 meses depois eles sabiam se estavam com algo funcionando ou não.

Conclusão 1: não é à toa q o Vista está levando mais de 7 anos pra sair (acho q é isso).

Conclusão 2: tendo em vista a qtd de desenvolvedores de projetos como o kernel Linux, será q um comparativo da eficiência e eficácia de um modelo de desenvolvimento comunitário efetivamente aberto não rendia uma boa comparação com o q foi descrito pelo ex-Microsoftie? Assim, além de algo como "gnu/linux oferece mais apps q Mac e XP", teríamos "e o S.O. ainda é atualizado mais rápido" . . . ;-)

[ ]s,

olival.junior

Em 22/11/2006, às 23:26, Lucas Arruda (llbra) escreveu:

Sobre a abundância de opções, saiu um post interessante no site do Joel Spolsky (o Joel on Software) falando justamente sobre isso. Ele se refere à interface do Vista a princípio, mas muita coisa vale de forma geral . . .
Segue url: http://www.joelonsoftware.com/items/2006/11/21.html

Interessante, pq sobre a analise dele caimos no conceito usado na usabilidade e que o Gnome aplica abundantemente:
"Menos é mais."


--
Lucas Arruda
lucasarruda.com
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a