É possível que sim, afinal a Internet já passou por algumas grandes
transformações como por exemplo a entrada da empresas privadas nos anos 1990
com o boom do e-commerce.

Mas creio que algumas escolhas na sua concepção foram determinantes como por
exemplo sua natureza distribuída, sem um ponto central de falha, ou um
conjunto de protocolos concebidos para abstrair características específicas
da arquitetura das redes que a compõem.

No meu entender essas são características de projeto  não características
evolutivas, que foram sendo adaptadas e adicionadas com o decorrer do tempo.
Portanto são indícios de que a rede foi pensada e concebida de forma
organizada.

Abraço,

--
ASF