*Gente,

Levando em conta a proporcão das coisas da notícia postada abaixo, natureza,
etc e com a campanha dura que vemos fazer a Globo e O Globo sobre ONGs (suas
correlatas) e Petrobras, vemos que o Governo fará maiores fiscalizações e se
auto preservará a mais.Está ele com tal decisão tb nos sinalizando como
devemos agir diante de verba pública, com a Transparência devida
A oposição requereu CPI com 45 assinaturas, portanto mais da metade dos
senadores para investigar ONGs e a mesma, pelo visto, deverá ser instalada
no próximo ano.
Acho que nada impede nossas ONGs(OSCIPs) em agir com o máximo de
Transparência e rigor, mesmo que já ajam com seriedade pra dentro.
Em EVENTOS temos de ter todos os cuidados possíveis e entendimento de suas
proporcionalidades, alcances, condições, natureza claríssima,critérios
objetivos bastante bem fundamentados, e tudo o mais. Nada pois de cinza ou
tico tico no fubá neste ou em nehum outro ramal que trabalhamos em prol de
algo tão fenomenal como SL e seu entorno
É isto.
Abs,
Ada

Governo elege novos focos preferenciais de fiscalização *

*ANDRÉA MICHAEL*
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Transações do setor imobiliário, financiamentos obtidos por ONGs e contratos
de publicidade firmados por agências privadas com órgãos do governo foram
eleitos alvos preferenciais nas ações do governo para combater os crimes de
corrupção e lavagem de dinheiro.
Os temas fazem parte das 30 metas que estarão em discussão, a partir do dia
29, em Ribeirão Preto (SP), na quarta versão da Encla, a Estratégia Nacional
de Combate à Lavagem de Dinheiro.
Neste ano, a reunião dos 62 órgãos que atuam na área passou a se chamar
Enccla, sob a coordenação conjunta do DRCI (Departamento de Recuperação de
Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) e da Controladoria Geral da
União. O "c" a mais significa que as políticas públicas também buscarão
sufocar a corrupção.
A Enccla segue, assim, recomendação do Tribunal de Contas da União e da CPI
dos Correios. Como se fosse um efeito "Marcos Valério", o TCU e a comissão
incluíram na pauta de debates a necessidade de estabelecer regras de maior
controle sobre os contratos de publicidade firmados pelo governo. Diante do
escândalo do mensalão, as principais linhas de investigação da Polícia
Federal e do Ministério Público identificaram que os contratos publicitários
de Valério teriam servido para desviar dinheiro do Estado para campanhas
políticas, alimentando o caixa dois de candidatos.
Quanto às ONGs, segundo o diretor-geral do DRCI, Antenor Madruga, a idéia é
elaborar um anteprojeto de lei que estabeleça meios de fiscalizar e
controlar recursos dessas organizações, que "muitas vezes têm sido usadas
para lavar dinheiro de crimes, como a corrupção".
Já o setor imobiliário deve se transformar em 2007 em foco preferencial das
ações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

On 11/26/06, Ada Lemos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Mário, Carlos, etc,....

Esta história de TRANSPARÊNCIA  é mais do que uma fixação minha, ela é,
absolutamente, necessária como diz Carlos em:
> A prestação de contas é essencial para garantir transparência e não
> municiar o inimigo("Carlos B. Schwab")
Municiar Inimigos é um tremendo erro estratégico, portanto....manter
autoridade
através de alto grau de comportamento ético elevado, é claro, é o que há
de melhor.Ter-se autoridade moral e lastreada em competências é mesmo
demais.
Não tem mesmo "COMO" esconder valores de dinheiro público porque saem no
Siafi ou siafem.Pra que não demonstrar - tb para fóra - como tudo foi
gasto??
Falei em outro texto: "temos de aprender a prestar contas", a usar o
Projeto Transparência com tudo que seje próprio e necessário, como ex dou
Tamanduá" Para o COMSOLI existir sem temores maiores, precisa do Projeto
Transparência com o Tamanduá como pré requisito básico, não dá pra ser
diferente porque nós humanos temos uma boa dose de tendência às
transgressões, portanto nada melhor do que algo pra fóra e cobrado por
companheiros para não cairmos nos cantos de Sanguessugas e quetais.
**Fui mandada embora do MCT porque insisti muitíssimo em aprofundar o
Projeto Transparência com o Tamanduá e a tudo fazer em SL**
O que fazer? é continuar a insistir com isto ai, porque se tem mérito e
aumenta o grau de exercício da cidadania, em decorrência se consegue outras
questões nevrálgicas para a Nação, não se pode brincar com um bem imaterial
deste tipo e tamanho, por mais dores e incompreensões que nos tragam.
Ironia à parte, lá no MCT os Portais foram mudados e o Projeto
Transparência um tanto aprofundado bem depois de eu sair de lá, assim como o
SL andou mais.Não teve jeito, eles lá tiveram de fazer um tanto.Plantar é
preciso e foi o meu trabalho maior lá no MCT e porque plantei e fui
defesnestrada, tenho muito moral por lá, porque sabem que trabalho convicta
dos objetivos os quais carrego, não por cargos ou pra ostentar poder, coisas
do gênero.
Fui **saída** do MCT, mas vivo indo ao MCT numa boa, e melhor ainda, bem
recebidíssima.
O EXEMPLO é que opera milagres,muitas vezes, silencioso, portanto que
todos aqui levem pro bem qd pedimos por
muita Trasnparência em tudo, não apenas em prestações de contas materiais,
mas das imateriais tb, como critérios, etc.Vivendo em sociedade temos de
dar conhecimento, discutir, e acatarmos sugestões para aprimoramentos,
sempre mais aprimoramentos e mais e mais, e mais ao infinito
Pra completar: Não duvidava de que Mário Teza teria atitude avessa a tudo
isto.
Veio ele, hoje aqui na lista da qual é moderador pra dizer que vai fazer,
se entendi bem, uma espécie de relatório sobre atividades, etc, do FISL em
seus 8 anos de existência.
Que sirva de exemplo pra todos nós.
Bjs,
Ada