Aham...
  Gostei da discussão...

  Vou me remeter a uma citação de Lyotard, que faz parte da fundamentação
teórica da minha dissertação de mestrado...
  Aliás, dissertação esta, que tem como objetivos o comparativo das Plataformas
Moodle e Blackboard e de seus dispositivos emancipadores e autotitários, além
da análise de diálogos em ambos os ambientes....
  Bem...

  Para Lyotard,

  se o ensino deve assegurar não somente a reprodução das competências, como
também seu progresso, seria preciso em conseqüência que a transmissão do saber
não fosse limitada à de informações, mas deveria“ comportar a aprendizagem de
todos os procedimentos capazes de melhorar a capacidade de conectar campos que
a organização tradicional dos saberes isola ciosamente”(p.94). A valorização do
trabalho em equipe, ainda escreve Lyotard,” pertence a esta prevalência do
critério do desempenho no saber “(...) as performances são melhoradas pelo
trabalho em equipe” (p.95). E o professor, afirma o filósofo “ele não é mais
competente que as redes de memórias para transmitir o saber estabelecido, e ele
não é mais competente que as equipes interdisciplinares para imaginar novos
lances ou novos jogos(p.95).

  Cris Camboim
  Matemática - UFRGS
  Mestrado em Tecnologias Educacionais - UnB