Para os que não lêem slashdot.org ou digg.com, saiu uma notícia aqui (http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=06/11/28/1958210&from=rss) dizendo q a Novell não está mais apoiando o projeto Hula.

Particularmente, sempre vi o projeto Hula como "mais outro projeto de webmail + agenda" (como o tal do OpenGroupware.org ou algo assim. Alguém lembra?). Todos esses projetos parecem começar dizendo q serão o MS Exchange killer e depois de um tempo percebe-se q a coisa não é bem assim.


Acho q quem não usa MS Exchange já possui milhares de alternativas livres para suas funcionalidades e normalmente não vai querer jogar fora todo o investimento em integração da solução fora por um projeto ou outro (vejam só, vc tem de integrar um servidor de e-mail - pop, imap, etc -, um anti-spam, um anti-vírus, um front-end web, uma ferramenta de agenda, o banco de dados onde os compromissos - e talvez as msgs - serão guardados, etc).

Por outro lado, como eu sempre disse em várias oportunidades, o MS Exchange possui um fator de TCO q poucos levam em conta, chamado "cost of disposal" ("custo de jogar algo fora", sendo bem literal): o Exchange guarda suas msgs e agenda em uma base proprietária, e nas versões recentes tem laços estreitos com o MS Active Directory, q lhe serve de catálogo de endereços, facilita o uso de certificados digitais, etc. A partir de determinado volume de mensagens e número de usuários, migrar uma instalação MS Exchange para qualquer coisa (seja livre ou proprietária), sem perdas significativas envolve um esforço hercúleo, se é q seria totalmente possível. Assim, quem já se comprometeu em algum momento com MS Exchage acaba ficando dependente pro resto da vida.

E aí chega essa notícia da Novell pouco tempo depois do famigerado acordo com a MS. Fica a dúvida: a Novell está com poucos recursos e resolveu priorizar o q pode dar certo ou no meio do texto do acordo com a MS havia previsão de se jogar fora tudo o q não fosse diretamente ligado às ofertas do SUSE Linux (como o Mono, por explo)? A Novell se vendeu ou está trabalhando pra não ser vendida? ;-)

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a