Em 30/11/2006, às 12:48, Lucas Arruda (llbra) escreveu:

Eu acho que em algumas coisas ate oferece, como o recurso do .pdf
por exemplo, mas o problema e como conquistar o usuario? Coisas

Esse recurso nem é tão diferencial, já q sempre houve várias formas de obter o mesmo efeito independente do OOo, especialmente em gnu/ linux, onde quase toda distribuição já oferece uma "impressora pdf" por default.

Depois que ja tiver uma penca de gente usando OO, fica mais facil
adicionar personalizacoes, por enquanto acho que eles ficam em
um caminho com poucas saidas.

A questão é q o OOo foi posicionado como substituto direto do MS Office. Aí, para o usuário leigo q não entende pq SL é melhor em si, a competição fica em preço e conveniência: OOo é mais barato? Para o usuário comum, não, já q ele pode facilmente obter uma cópia pirata com o vizinho ou com o câmelo na esquina. O OOo é mais conveniente? Tbém não, já q aqueles documentos do Word q ele recebia e sempre lia numa boa agora surgem desfigurados qdo ele abre os mesmos no OOo (se conseguir abrir, claro).

Aí vc já elimina o usuário comum universitário de humanas, por exemplo, q tem de escrever bastante e entregar trabalhos com formatação perfeita a um professor veterano q usa Word desde criancinha (dei esse explo pq acabei de ver isso acontecer na UnB).

Sobram então as empresas, já q graças às campanhas anti-pirataria e algumas eventuais batidas da PF (com a ajuda da ABES?) com apreensões e multas têm interesse em manter uma base legalizada de software em seus computadores. O preço é melhor? Sem dúvida, já q de graça é melhor do q R$0,01 em diante. É conveniente? Aí a coisa começa a pegar . . .

Agora vamos supor q o OOo oferecesse uma característica exclusiva e q fizesse muita falta a esses consumidores. Algo q apelasse às coisas q essas pessoas tentam fazer hoje com o OOo ou o pacote proprietário e não conseguem (ou têm bastante dificuldade). Eu não sei o q seria, mas o fato é q, enquanto não descobrem isso, uma coisa q eu sei q é muito valorizada pela classe de usuários de pacotes de escritório é poder trocar documentos com outras pessoas sem perda de formatação ou de dados.

Não acredito q eles precisem esperar aumentar a base de usuários (q me parece q nem é mais tão pequena assim em termos absolutos, embora continue pequena em relação aos usuários do MS Office) para lançar alguma inovação, já q pode ser justamente essa inovação q vai trazer novos usuários para o lado do OOo.

Para ficar na "viagem na maionese", imagine um OOo integrado ao Orkut no Brasil. Isso não interessa aos escritórios nem a quem precisa somente editar um texto. Mas, pense nos milhares de brasileiros q usam o orkut e todo o dia vão lá deixar recados, mexer no próprio perfil, etc e tal. Agora imagine se eles descobrem q esse tal de OOo facilita q eles façam isso. Primeiro, vão adotar em casa, já q o filho adolescente será o precursor da mudança. Depois, começa a pressão pelo OOo na empresa. E daqui a alguns anos o tal filho adolescente vai entrar no mercado de trabalho já fã do OOo e querendo levar ele junto para a empresa onde for trabalhar . . . ;-)

Ok, viajei legal, mas acho q ilustra bem o conceito q estou tentando explicar . ..

[ ]s,

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a