On 12/1/06, Cristiano Furtado <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Com todo respeito, sou militante doente do SL, porém o Gimp tem muito o que
melhorar. Eu tenho uma opinião, para que o linux cresça mais, temos que nos
preocupar em criar o software vendo a ideia dos usuários finais. O Gimp é
complexo, os usuários finais não se acostumam com as janelas soltas na tela.
Foi criado a um tempo atras uma forma de colocar o gimp tipo o PS, e acho
que foi uma otima ideia, porem isso não vem padrão. Vamos analizar as
coisas, o Gimp tem que mudar a cara, não somente as funções ok?

Então ele deveria ser um clone chupado do photoshop? Porque ele é o
"padrão"? Vendo você falar assim é mais ou menos isso. Eu não estou
bem certo se o Gimp segue as User Interface Guide Lines,  mas eu não
acho que as janelas soltas atrapalhem, na verdade ajudam. Veja bem, O
photoshop não foi feito para usar em casa, ele não é um software
"popular", doméstico, pra perceber isso basta olhar o valor da sua
licença. Isso implica que ele foi desenvolvido pra ser usado por
profissionais, geralmente com vários monitores, resolução alta, etc,
ou seja, ele é um software profissional. Agora pegue o GIMP, imagine
você com 2 monitores a 1600x1200 com certeza as janelas avulsas seriam
muito mais eficientes do que o estilo MDI do photoshop, agora o
camarada quer retorcar as fotos, tirar olhos vermelhos, fazer uns
banners, etc, num monitor de 15" a 800x600, realmente não só o GIMP,
mas todo o GNOME fica esquisitão, todo grandão. Em suma, o que eu
quero dizer é que sob meu ponto de vista a interface do GIMP é ótima,
e sempre me ajudou, se for o caso você pode até configurar para que os
Dialogs fiquem sempre visíveis.

PS: sei que o xara e o gimp são ferramentas diferentes, porem... tudo que eu
preciso fazer de designer que eu fazia no gimp hoje faço no xara e uma coisa
com perfeição. O xara é muito intuitivo, diferente do gimp que é complexo
demais para um usuário. (eu sou um usuario tambem claro.)

Você já parou pra pensar que o que você fazia, deveria desde o começo
ter sido feito num software de desenho vetorial e retocado num editor
de imagens? É mais ou menos como o cara que passou a vida toda
martelando pregos com o alicate, e depois descobre que tem uma
ferramenta própria pra bater pregos com mais eficiência (martelo).

PS: Essa analogia foi muito tosca mas acho que dá pra entender :P

--
"Free Software is not the only way, but it's a correct way."
Marcelo Mendes ( x_madbot )