Eu lembrei do famigerado projeto Origami da MS et alia. Me parece q o nome oficial ficou sendo UMPC (UltraMobilePC) ou algo assim. Lembram dele? Foi mais uma tentativa este ano de ressuscitar os tablets PCs como algo popular e tirá-los dos nichos de mercado onde estão presos, mas fez mais ou menos tanto sucesso quanto o Zune está fazendo agora . . . ;-)

De qqr forma, o discurso belicoso parece desproporcional... Reclamam q estão dando atenção a um produto "estrangeiro" e coisa e tal, mas a solução deles embute um S.O. proprietário e licenciado à uma empresa norte-americana da mesma forma. E curioso q tenham usado um trecho do discurso do cara da Samurai como se fosse favorável ao produto deles, qdo, na verdade, o discurso dele era contra o OLPC.

Finalmente, se eles são tão criativos e coisa e tal, p q posicionar o produto como concorrente do OLPC? Já q há tanta carência no Brasil na questão de inclusão digital, p q será q eles, da Unesp, não tiveram a idéia original e correram atrás, ao invés de usar a velha tática MS de esperar alguém criar um mercado pra depois tentar tirar proveito dele? Ou será q perceberam o aspecto econômico do lance só depois q o Nicholas Negroponte correu atrás e conseguiu vender a idéia pra alguns países?

Mais um factóide do país onde engenheiros desempregados viram vendedores de cachorro quente, mas contam como empreendedores nas pesquisas oficiais... :-)