Pablo Sánchez escreveu:
> Rafael,
>
> Existe uma coisa a ser levada em consideração, que parece que você não
> percebeu: SE a equipe do OLPC não quisesse ter windows rodando, eles
> mesmos teriam se recusado a fornecer o hardware à MS.
Pablo, eu percebi isso, veja que está insinuado na abertura do texto.
Acontece que a maioria dos argumentos para justificar o software livre
no OLPC não servem apenas a ele, valem para todo programa digital. Não
vejo mal algum em termos bons argumentos, a partir da idéia e depurado
por várias pessoas, que justifiquem o software livre não só pelo preço,
mas por vantagens políticas, técnicas e estratégicas.
> Assim, reveja isso antes de sair atacando a MS dizendo que são eles
> quem querem colocar windows no olpc a todo custo.
Eu não estou atacando a MS. Em nenhum momento escrevi uma linha nesse
sentido.
> Para mim, parece que o Negromonte, após ter conseguido o apoio de
> várias pessoas do SL, e várias manifestações a favor documentadas e
> registradas, vem agora mostrar sua verdadeira faceta. E é bem capaz
> que ele só esteja fazendo isso pois muitos governos que se proporam a
> adquirir o equipamento questionaram: ué, mas cadê o windows?
Pode ser. Mas se isso acontecer vamos resistir, certo? Não vamos só
assumir uma postura "sempre soube que esse Negroponte era um canalha" e
virar as costas, né?

Nunca fui um fã do OLPC. Sempre me pareceu uma solução megalomaníaca,
mirabolante e pouco viável. O fato de ser apresentanda por um gringo
hype me deixou ainda mais com o pé atrás. Comecei a achar a coisa mais
interessante quando fiquei sabendo da tal rede mesh.

Mas o fato é que, ao longo do tempo, o projeto ganhou visibilidade e
legitimidade. Ao que parece tem bastante gente interessada em fazer,
talvez até por causa disso, pq vai render boa publicidade. Ou seja, tem
bastante chance de sair e, se isso acontecer, não pode ser com software
proprietário, porque aí, ao invés de ser um programa de inclusão
digital, vai virar um programa de adestramento digital.

> Junte todas essas informações antes de prosseguir, para não acabar com
> um texto que de nada adiantará, e enviando o texto às pessoas erradas.
O objetivo não seria fazer um texto, nem enviar a ninguém. É
trabalharmos em conjunto, produtivamente, sobre um ponto em que,
presumo, todos aqui concordam: o OLPC, se um dia existir, tem que usar
somente software livre. Não seria bom se todos nós tivéssemos, na
cabeça, meia dúzia de argumentos imbatíveis para defender o software
livre no OLPC? Fizeram aqui a pergunta, o que vi foram respostas
pontuais, parciais. Temos argumentos, mas não é legal os compartilharmos
e fortalecê-los?

> A todos, peço que perguntem-se antes: porque o OLPC consentiu em
> permitir que a MS prepare um Windows para o equipamento?
Não posso deixar de te perguntar: o que você tem contra o Negroponte?

[]
rafael