Porque o Red Hat Linux, especificamente, possui em seu bojo muito software
não livre, e não me refiro apenas às questões ligadas ao uso da marca e logo
da red hat, mas software proprietário inserido no kernel (módulos de
hardware, etc).

Bom, há um tempo atrás vc deve lembrar de um  longo papo aqui com o
Alexandre Oliva onde ele diz q o q há de proprietário no RHEL está em 4
pacotes facilmente removíveis. Não sei se há drivers proprietários no kernel
dele, mas nunca vi o pessoal da FSF chiar sobre isso como chiaram com os
drivers proprietários do Ubuntu, portanto . . .

Mas com certeza, dentre as distros linux, a Red Hat é uma das poucas com
capital para investir e contratar pessoal para o desenvolvimento da idéia.

Não sei se é uma das poucas, mas parece ter sido a única q comprou a idéia e
resolveu fazer algo a respeito. Se é por visão de mercado ou pela função
social da empresa, ou (provavelmente) por ambos, só o board da Red Hat deve
saber . . . :-)

[ ]s

olival.junior