Hum, vale para mim também? Então vamos lá.

---------- Forwarded message ----------
From: Omar Kaminski <[EMAIL PROTECTED]>
Date: Dec 18, 2006 12:35 PM
Subject: Re: [PSL-Brasil] Pesquisa aponta Lula como melhor presidente do país
To: Projeto Software Livre BRASIL <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>

Isso vale para todos:

1- você acredita em pesquisas? elas refletem a verdade?

Não. Não acredito nem nos meus próprios olhos, que já me enganaram várias vezes.

Tem aqueles diagramas de ilusão de ótica. Cara, se uma pessoa consegue
enganar os meus próprios olhos, o que mais uma pessoa bem capacitada é
capaz de fazer com os órgãos do sentidos de outra pessoa?

2- se não concorda com o exposto em determinada pesquisa, sua visão reflete
a da maioria?

Outra coisa difícil de saber. A maioria muda para outros lados antes
que você acabe de contar. Complicado.

3- se a maioria está certa, ou "o povo é a voz de Deus", o que está errado?
Esperar sentado?

Outra pergunta difícil. É por isso que é dificil dizer para uma pessoa
"faça tal coisa porqué é certo".

O máximo que você pode fazer é se justificar porque você faz uma coisa
ou outra. Tipo "Ah, eu fiz de tal maneira e isso me faz sentir bem.
Não consigo fazer de outro jeito". Ou então "Olha só, fazer X
funcionou para mim. Quem sabe você também faça X e sinta a mesma
coisa?"

Então se uma pesquisa aponta uma coisa e eu não concordo, em um mundo
ideal eu poderia viver com minha opinião sem ser importunado.

Enquanto a esta pesquisa específica: se eu conhecesse o lula eu
poderia falar alguma coisa. Mas eu moro  aqui e ele lá em brasília. Se
alguém contar alguma coisa a respeito de quem eu conheço já é difícil
saber em quem acreditar, imagina a respeito de alguém que eu não
conheço.

Para mim, uma pesquisa é uma informação, não é a verdade. Assim como
uma paisagem de uma montanha com o sol se pondo atrás é uma
informação, não a verdade. Para ser sincero, eu acho que tudo entra
pelos nossos sentidos são informações, não verdades. A verdade, se
existir, não deveria estar contida em algo, e nem conter algo.

A ciência constuma chamar de verdade o que ela pode repetir várias
vezes e obter o mesmo resultado. Quem acompanha a ciência deve saber
como andam as coisas. Quem tem a teoria mais aceita acredita numa tal
de supercordas e etc. É totalmente diferente da nossa experiência
diária.

Você recebe a informação e usa esta esperiencia para programar suas
próximas atitudes. Mas se você viver tempo o suficiente para realizar
outro teste, você vai ter outros resultados. Bla bla bla, quem liga

[]s