Só para constar, publiquei uma versão revisada do texto em meu blog, com diversos links para alguns termos e artigos q explicam vários conceitos q utilizei. O URL é http://obarboza.blogspot.com

[ ]s,

olival.junior

Em 23/12/2006, às 02:12, Antonio Fonseca escreveu:

Quais concorrentes? Quantos ficaram de pé nos últimos vinte anos, em condições reais de combate com a Microsoft?

Desculpe, mas no seu texto original você me deu a impressão de acreditar já estar vendo mudanças que levarão a uma Microsoft re- editada, mais ética, não mais a "boa e velha máquina de moer a concorrência, sedenta pelo lucro a todo custo".

Eu sinceramente ainda não consigo enxergar isso. E exatamente por isso ainda sou forçado a acreditar que a aproximação com o FOSS é apenas parte da mesma estratégia de sempre, de desestabilização e cooptação.

Mas não desperdice seu latin comigo, eu também concordo que existe alguma esperança.

Na minha modesta opinião o evento mais extraordinário que presenciei em 2006 foi o anúncio da futura aposentadoria do Gates.

Sinceramente eu ainda não consigo ver a Microsoft sem Bill Gates, é quase como se fosse possível uma Microsoft sem o Windows! ;-)

On 12/22/06, Olival Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Em 22/12/2006, às 22:42, Antonio Fonseca escreveu:

> Sua teoria é interessante e você utilizou uma boa argumentação. Mas
> ela não passa de conjectura. Como exercício intelectual é ótima.

Certamente não sou pretensioso a ponto de me achar dono da verdade.
Mas, acho q muitas pessoas estão utilizando uma análise extremamente
reducionista sobre o assunto, talvez pelo tradicional ímpeto de
enxergar a MS apenas como uma máquina de moer a concorrência. Apesar
dos esqueletos no armário, não foi apenas através de jogadas
duvidosas q a empresa chegou ao nível de penetração de mercado q tem
hoje. E muita gente parece estar esquecendo disso, enquanto ela vai
aos poucos fazendo seu dever de casa e ganhando espaços q poderiam
estar sendo ocupados por concorrentes mais atentos.

> Ainda faltam praticamente todos os indícios necessários para dar a
> ela alguma credibilidade. E a aposentadoria de Gates, Allchin e
> outros executivos de alto escalão da Microsoft não são o bastante.

Vc tem certeza? Quais indícios vc considera relevantes neste caso?
Curiosamente, as teorias de inovação de ruptura falam justamente
sobre como essas reviravoltas acontecem e os "indícios" tradicionais
só aparecem qdo já é tarde demais . . . Eu vejo todo dia a MS indo
cada vez mais para o lado de serviços, embora sua "cash cow" ainda
seja o licenciamento de software. Ela tem caixa para experimentar e
errar várias vezes, então se dá ao luxo de lançar um Zune da vida só
para experimentar com as possibilidades de distribuição de música e
vídeo. Suas unidades de negócio de games estão crescendo, vide o
fenômeno do XBox, q provavelmente vai desbancar o PS3 como console
dominante (pelo menos nos EUA) e tem pretensões de se estabelecer
como media center. Estão experimentando algumas licenças OSI e já
aperfeiçoaram seus processos de liberar padrões através do ECMA (eles
costumam fazer isso rapidamente qdo há interesse).

Enfim, há sinais de q a empresa está mudando. Para mim a dúvida maior
será o ritmo desta mudança, pois será isto q determinará o sucesso da
empreitada. Mas, como já disse antes, é apenas mais uma visão do
assunto. Não explica a totalidade do fenômeno, tampouco é a palavra
final sobre o q está acontecendo.

> Em toda sua história a Microsoft jamais deixou de ser uma empresa
> com ímpeto monopolista.

E qual empresa capitalista deixou de ter ímpeto monopolista? Vc
realmente acha q a IBM, por exemplo, não tem "ímpetos monopolistas"?
Vá lidar com os caras na hora em q querem vender algo deles . . . No
final das contas, eles querem ser seu provedor único de serviços. Se
isso passar pelas licenças de produtos IBM, ótimo, mas, caso
contrário, ainda querem deter o monopólio naquilo em q competem. Vá
visitar o Banco Central para ver do q estou falando.

E a Oracle? Aliás, esta última, q tantos consideravam "amiguinha" do
SL em virtude de algumas contribuições menores, mostrou bem a sua
cara ao gerar um tipo de FUD sobre gnu/linux q a MS jamais
conseguiria gerar diretamente. Ao dizer q ia oferecer o Oracle Linux,
ela conseguiu prejudicar mais as distribuições corporativas (em
especial a Red Hat) do q a SCO conseguiu fazer em todos este anos.
Tendo em vista q muitos usam Red Hat para rodar Oracle hoje, vc acha
q se a Oracle oferecer a stack completa esses clientes não vão largar
a Red Hat?

O "ímpeto monopolista" está na natureza do capitalismo. Acreditar q
uma empresa ou outra não têm essa motivação é não enxergar
completamente o mercado em q elas estão envolvidas. Uma empresa q
"joga limpo" em um campo, pode simplesmente estar garantindo para si
um nicho ainda não contemplado por outras. Aliás, não fosse isso p q
será q as distribuições gnu/linux corporativas procuram se
diferenciar tanto no código, ao invés de se aterem somente aos
serviços? Esforços como o LSB seriam desnecessários caso estas
distribuições realmente fossem tão cooperativas qto alguns acreditam
q elas sejam. Certificações próprias então, nem pensar . . .

> Eu continuo enxergando a Microsoft da mesma forma e nada ainda foi
> suficiente para me fazer pensar diferente, mesmo em relação a esse
> enfrentamento com o FOSS.
> Sim, continua sendo um enfrentamento. Na tentativa de mudar as
> regras e trazer o jogo para o terreno em que a Microsoft leve
> vantagem.

Ora, mas eu não disse jamais q seria algo diferente. Apenas acredito
q ela possa estar tentando entender uma nova forma de jogar para
continuar a ser a empresa dominante q sempre foi. Se um dia eles
perceberem q abrir o código de seus produtos ou abraçar os valores da
FSF não afetaria a sua posição no mercado (e ainda traria alguma
vantagem), pode ter certeza de q eles adotariam esta postura do dia
para a noite. Se vc ler o q eu escrevi, verá q não disse q ela tem
por objetivo deixar de ser dominante. Estou apenas levantando a
hipótese de q ela possa estar procurando novas formas de fazer isso,
especialmente agora q seu modelo de negócio começa a demonstrar uma
perda da pujança habitual.

> Em relação a IBM é importante não esquecer que a empresa precisou
> se reinventar para sobreviver. Ou ela fazia isso ou fechava as portas.
> E ao que me consta a MS não sofre hoje de nenhum problemas de ordem
> financeira.

A MS pode ter bastante caixa, mas o fato é q diversos sintomas de q
há problemas estão aparecendo. No âmbito financeiro, o principal
deles é a queda acentuada no ritmo de valorização de suas ações. De
1986 até mais ou menos o ano 2000 a MS teve uma forte valorização em
suas ações (acabei de olhar no Yahoo! Finance). Daí em diante foi uma
pequena queda e nunca mais o valor das ações voltou a subir
consideravelmente (e já são uns 5 anos assim). Para bom entendedor,
meia cotação da NASDAQ basta. E tenho certeza de q há diversos
analistas financeiros competentes trabalhando para a MS.

Assim, a questão não é esperar q comecem a aparecer problemas graves
e a situação chegue a um nível de ou vai ou racha. Empresas
inteligentes (e a MS já demonstrou diversas vezes q tem mais
inteligência do q várias de suas concorrentes) tomam medidas de
correção de rumo qdo o iceberg aponta no sonar. A maneira como ela
começou a valorizar suas unidades de entretenimento, IMHO, é um sinal
claro disso.

Mas, felizmente em uma sociedade livre temos a liberdade de concordar
em discordar . . . :-)

[ ]s,

olival.junior

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil