Sinceramente? Acho q o q a MS fez, em particular, reflete apenas uma velha prática de quase todas as indústrias. Não estou dizendo q seja um comportamento ético ou adequado, apenas q ela está longe de ser a primeira a fazer isso. Inclusive, essa prática vem do jornalismo dito "tradicional". O fato da MS ser a empresa que é, IMHO, foi o q amplificou as críticas neste caso.

Sempre q uma fábrica de automóveis lança um modelo novo, ela custeia a viagem dos jornalistas ao local do lançamento. Recentemente, uma certa gravadora distribuiu iPods com o último álbum de uma cantora aqui no Brasil. As únicas revistas q publicaram explicitamente a oferta e afirmaram ter devolvido os presentes foram a Carta Capital e a Veja. Volta e meia rola uma pré-estréia mundial de um filme ou espetáculo e jornalistas de todo o mundo convergem para um auditório específico, com as contas pagas pela promotora do evento. Será q foi isso q gerou reviews positivos para um "Lord of the Rings" da vida?


Aliás, vc realmente acredita q *todas* as revistas de TI compram todos os produtos q elas testam? Ou q colunistas mais famosos dessas revistas não recebem produtos novos em primeira mão para teste? É só ler o texto dos caras: "recebemos aqui no laboratório o último PC da empresa fulana-de-tal para testar isso e aquilo".

Isso sempre gera críticas favoráveis? Acredito q não, embora de cara comprometa a credibilidade do artigo qdo o viés é positivo. O próprio exemplo q o Spolsky cita no final, onde ele diz q comprou do próprio bolso um produto, escreveu um review favorável e teve de ouvir diversas pessoas dizendo q ele tinha sido pago para fazer aquilo, reflete a desconfiança natural das pessoas com esse tipo de iniciativa. Mas, essa desconfiança já vem das mídias tradicionais. E alguns blogs estão se tornando apenas colunas desvinculadas de revistas. Ou, pior, apenas uma forma de facilitar o "syndication" do conteúdo, já q os sites originais têm apenas de fazer um link para o blog.

No mais, vale lembrar q a intenção da MS não é obter reviews necessariamente favoráveis (e acredito q eles provavelmente virão, já q para os usuários de Windows há uma série de melhorias), mas sim obter QUALQUER review. Fora as publicações tradicionais, das quais se esperam reviews sobre o Vista, bloggers em geral não vão gastar tempo ou dinheiro para obter um equipamento com Vista ou mesmo instalar o produto em seus equipamentos existentes. Ainda por cima um produto q já vem carregado de uma série de críticas negativas. Outro dia até ouvi uma expressão q me fez morrer de rir: "Vista FUD". É isso mesmo. Há quem diga q todas as coisas negativas q estão falando sobre o Vista são uma forma de FUD sobre o produto . . . Só rindo mesmo.

[ ]s,

olival.junior

Em 29/12/2006, às 06:43, Giovani Spagnolo escreveu:


Microsoft oferece laptops e viagem a bloggers para fazerem um "review" do Windows Vista...

http://www.joelonsoftware.com/items/2006/12/28.html


Mais sobre a pratica: http://www.techcrunch.com/tag/payperpost

gs

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a