On Jan  2, 2007, [EMAIL PROTECTED] wrote:

> Nas idas e vindas processos na justiça, brigas para configurar o e-mail com
> mais de um usuário, backup e restauração de e-mail ele ta querendo a muito
> tempo manda o linux para m... e realmente ele tem motivação para continuar
> a usar o linux mas 90% não. O piratão resolve e pronto e ai?

Então, é isso que eu falei que o consumidor brasileiro não age.

Se você compra um forno de microondas e um dos botões vem sem
funcionar, o quê você faz?  Faz uma gambiarra nele pra não precisar do
botão, leva pra um picareta dar um jeito, ou leva pro fabricante
consertar na garantia?

Por que com um computador deveria ser diferente?  Se está com
problema, fugindo da especificação do produto, o fabricante tem a
obrigação de consertar ou desfazer a venda.  Se os consumidores
brasileiros fizessem a sua parte, garanto que não entraria distro
lixão no Computador para Todos.

> mas o que? Como? Por onde começamos? Já temos o apoio do governo, a meu
> ver, temos que ter mais apoio da sociedade. Da dona de casa para que ela
> ache o piratão feio e resolvemos as equações mágica

De repente tinha que ter multa pro fabricante que entrega o negócio
sem funcionar.  Se não consegue consertar o problema e oferecer um
computador que funciona, não só devolve o dinheiro, mas ainda indeniza
o consumidor por todo o transtorno.

Se houvesse uma obrigação de apresentação de informação pro consumidor
a esse respeito no computador, tanto em papel quanto no primeiro boot,
quantos fornecedores estariam vendendo lixo pros clientes?

Se, mesmo com isso tudo, o cliente ainda preferir abrir mão da
garantia e do suporte e instalar uma cópia não autorizada de outro
sistema no lugar do que ela nem testou, paciência, vamos continuar
trabalhando pra melhorar o software e conscientizar as pessoas a pelo
menos experimentar.